Minha Uno

Geral

O Centro de Ciências da Educação da Unochapecó está finalizando a elaboração do projeto de criação do curso de Biblioteconomia. A idéia surgiu pela ascensão que tem a profissão no Brasil e devido à falta de profissionais formados na região, pois no Estado há apenas duas universidades que oferecem esse curso, a UFSC e Udesc, ambas em Florianópolis. O projeto, depois de avaliado pela vice-reitoria de Graduação, será encaminhado para a aprovação pelo Consun, destaca a comissão de elaboração, presidida pelo diretor do Centro, Vilmar Araújo de Souza, e integrada pelos professores Roberto Deitos e Paulo Barros.

Pela proposta, o curso será oferecido em nível de bacharelado, com ênfase no estudo da gestão da informação. Deverá iniciar no primeiro semestre de 2007 e se desenvolverá em 7 semestres, ou seja, terá duração de 3 anos e meio.

O bacharel em Biblioteconomia possui mercado para atuação em bibliotecas,
prefeituras, escolas, cartórios, empresas, centros de documentação e informação, análise de trabalhos técnicos e científicos, organização e bases de dados virtuais e de intranets, e certificação. Conforme o professor Vilmar, estão em atividades na região entre Lages e Chapecó poucos profissionais egressos do curso de Biblioteconomia. Para ele, esse é um dos dados que justificam a necessidade de criação do curso de Biblioteconomia pela Unochapecó.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/4296MTbRS