Minha Uno
Menu Busca

Projetos em desenvolvimento

 

Atualmente o núcleo desenvolve dois projetos de longa duração, que por sua vez possuem outros projetos relacionados:

a) “Arqueologia da Floresta Atlântica Meridional Sul Americana (ABAMS)” desenvolvido por meio do convênio binacional firmado no ano de 2013, entre CEOM/Unochapecó com o Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano, vinculado ao Ministério da Cultura da Nação Argentina.

Busca pesquisar as ocupações pré-coloniais do oeste catarinense e da província de Misiones, ampliando o conhecimento sobre o processo de povoamento com grupos caçadores-coletores e agricultores, Guarani e Itararé-Taquara encontrados na região de “Mata Atlântica”, que inclui grandes unidades da paisagem, tanto áreas de floresta subtropical (especialmente rios Uruguai e Paraná), como regiões de planalto com presença de mata de araucária.

 

Imagem 55 ceom Imagem 56 ceom Imagem 57 ceom 

 

b) “Primeiros povoamentos do Alto Rio Uruguai (SC/RS)”, desenvolvido em parceria com o Museu de História Natural de Paris (MNHN), conta com recurso financeiro do Ministério das relações Exteriores da França.

O projeto ocorre desde o ano 2013, conta com a parceria de diferentes instituições e pesquisadores do Brasil e do exterior. O objetivo principal é estudar as ocupações do Holoceno antigo em sítios arqueológicos localizados na Volta Grande do rio Uruguai, municípios de Alpestre (RS) e Águas de Chapecó (SC), nessa região foram registrados sítios importantes do ponto de vista da cronologia antiga, da variabilidade e da originalidade da tecnologia lítica.

 

Imagem 59 ceom Imagem 60 ceom Imagem 61 ceom Imagem 62 ceom 

 

Whatsapp Image