Minha Uno
Menu Busca

 

Inscrição Processo Seletivo Discente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais, nível doutorado

 


 

Para iniciar sua inscrição clique aqui.

As inscrições devem ser realizadas no período de 15 de abril a 07 de junho de 2019, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), seguindo as orientações abaixo, sendo ofertadas até 08 (oito) vagas.
 

Pagamento da inscrição e entrega da documentação
 

I - preenchimento de todos os campos do formulário (Anexo I), também disponíven em www.unochapeco.edu.br/cienciasambientais.

II - impressão do boleto bancário e efetivação do pagamento: a taxa de inscrição deverá ser recolhida mediante boleto bancário gerado pelo sistema online de inscrição.

III - Envio da documentação via postal (correio)
Enviar toda a documentação exigida via SEDEX com aviso de recebimento (AR) para o seguinte endereço: Universidade Comunitária da Região de Chapecó, a/c Central de Relacionamento, contendo o nome do candidato e a informação “Inscrição Processo Seletivo Doutorado em Ciências Ambientais”, Servidão Anjo da Guarda, 295-D, Bairro Efapi/Chapecó – SC  - CEP 89809-900.

IV - Entrega da documentação presencial.
Entregar toda a documentação em envelope lacrado na Central de Relacionamento, localizada no Bloco A no campus de Chapecó, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 21h, devendo constar no envelope o nome do candidato e a informação “Inscrição Processo Seletivo Doutorado em Ciências Ambientais”, sendo que a Central de Relacionamento não realizará a conferência da documentação encaminhada.
 

3.2 É de responsabilidade exclusiva do candidato que os documentos sejam entregues na Unochapecó até o último dia estabelecido para a inscrição, sendo que inscrições não recebidas pela Unochapecó até a data de 07 de junho de 2019 não serão aceitas.

 


 

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais visa dar continuidade a formação profissional (técnica-científica) e o aprofundamento de estudos na área ambiental, de extrema importância para a região, considerando a economia da Região Oeste Catarinense que se baseia  nas atividades agropecuárias e da agroindústria, as quais por sua vez alteram de forma significativa os recursos naturais existentes. Além disso, atividades como a extração de argila em Áreas de Preservação permanente (APP) e a implantação de barragens para geração de energia nos rios da região, desencadeiam uma série de alterações no meio ambiente (solo, flora, fauna e clima). Outra questão importante a ser considerada é a situação precária do saneamento básico que pode levar a multiplicação de problemas de saúde e ambientais.

Apesar dos problemas citados, poucos estudos foram realizados na região, ou foram de curta duração e de certa forma pontuais, não tratando a questão de forma integrada ou multidisciplinar. Desta forma, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais vem de encontro à necessidade regional aprofundando os estudos na área ambiental e, buscando alternativas para solucionar ou minimizar os impactos causados pela ação humana.

 

Público-alvo

Profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais, das Engenharias e da área da Saúde.

 

Titulação pretendida: Doutor em Ciências Ambientais
Coordenadora: Profª. Anna Maria Siebel
E-mail: ppgca@unochapeco.edu.br

Whatsapp Image