Minha Uno
Menu Busca

O desenho dos personagens foi produzido pela futura designer Sheila Verônica Cattani orientada pelo prof. Márcio Luz Scheibel dentro do projeto de pesquisa “O design aplicado à criação de quadrinhos de entretenimento jovem que discutam questões sociais", iniciado em junho de 2011, no objetivo de representar em historias em quadrinhos as pessoas vítimas de preconceito e exclusão social no Brasil hoje.

Geral

O desenho dos personagens foi produzido pela futura designer Sheila Verônica Cattani orientada pelo professor Márcio Luz Scheibel dentro do projeto de pesquisa “O design aplicado à criação de quadrinhos de entretenimento jovem que discutam questões sociais". O projeto iniciado em junho de 2011 pesquisou, durante um ano, uma maneira adequada para representar em historias em quadrinhos as pessoas vítimas de preconceito e exclusão social no Brasil hoje. A pesquisa buscou entender quais os tipos mais excluídos na sociedade brasileira hoje e que tipo de gênero e personagens os jovens procuram como entretenimento para então seguir com a produção de personagens de histórias em quadrinhos que possam ser instrumento auxiliar na conscientização sobre problemas sociais, sobre preconceitos e que preguem o respeito às  diferenças. O maior desafio da pesquisa e do projeto gráfico como um todo foi a abordagem de problemas sociais complexos, incluindo o racismo, a homofobia e a AIDS. O desenho a partir da pesquisa tentou criar um total de seis personagens verossímeis que pudessem retratar, de forma não estereotipada, alguns dos perfis sociais que mais sofrem com exclusão social e preconceito: o obeso, a pessoa com AIDS, o viciado em drogas, o ateu e o homossexual. Além do projeto gráfico que descreve fisicamente os personagens, também foram concebidos perfis psicológicos, contextos e conflitos distintos que completam o pefil de cada um deles, permitindo uma aproximação muito grande com a realidade dos jovens leitores que são o público alvo do projeto.

O trabalho foi conduzido dentro do Núcleo de Iniciação Científica em Mídia Cidadã, coordenado pela professora Ilka Goldschmidt, e abrigada dentro de um projeto de pesquisa maior, o "Mídia e cidadania: complexidade, impasses e desafios" (Projeto de Pesquisa de Longa Duração apresentado à Vice-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOCHAPECÓ de acordo com os requisitos propostos no Edital n. 036 / Reitoria / 2011).

 
COMPARTILHE
TAGS
design
cultura
Chapecó

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image