Núcleos de Pesquisa
A Unochapecó, principalmente nestes últimos anos, procurou alavancar o cenário da pesquisa e pós-graduação, com a produção de conhecimentos novos através da iniciação científica e/ou da pesquisa avançada, desenvolvidas mais recentemente nos programas e núcleos de pós-graduação stricto sensu. Os núcleos foram criados em 2009 pela necessidade de desenvolver pesquisas focadas em temas/problemas de longa duração, através da reunião de professores de diversos grupos de pesquisa e estudantes de diferentes cursos. Os grupos de pesquisa continuam como a base da articulação dos professores, mas como eles se tornaram grandes, numerosos e com muitas linhas de pesquisa, nem sempre apresentavam a facilidade de trabalhar com projetos mais focados. Por isso, os núcleos são temáticos e desenvolvem projetos de pesquisa de longa duração com projetos e bolsistas associados. Como os objetivos do desenvolvimento da iniciação científica e do stricto sensu são diferentes, foram criados núcleos para cada modalidade.
Núcleos de pesquisa de iniciação científica (NIC)
Os NIC possuem como objetivo principal proporcionar a experiência de pesquisa a estudantes-bolsistas e a qualificação da produção dos professores-orientadores. Os NIC são formados por dois ou mais professores que possuem um projeto de longa duração em torno de um tema/problema e por estudantes que produzem projetos de pesquisa associados. Cabe destacar que a iniciação científica, realizada ao longo do processo de formação dos estudantes da Unochapecó, nos NIC, possui relação com temáticas abordadas em diferentes disciplinas, ao longo dos cursos de graduação. No exercício 2008-2011, a Unochapecó financiou 121 bolsas de pesquisa com recursos internos. Se considerarmos as modalidades do Artigo 170 e Artigo 171, este número se amplia para 396 pesquisas financiadas. Ainda é possível considerar as pesquisas desenvolvidas com recursos PIBIC/CNPq e outras, oriundas de recursos externos. Atualmente, a Unochapecó, que conta com 41 Grupos de pesquisa, possui 28 NIC cadastrados, movimentando 84 Professores Pesquisadores e 66 Estudantes envolvidos com a iniciação científica. Especificamente nos NIC, a pesquisa pode se constituir como uma experiência fascinante, que se torna elemento fundamental no processo de formação profissional. A seguir, apresentamos os NIC cadastrados e em atividade na Unochapecó.
Área de Ciências Exatas e do Meio Ambiente
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Biodiversidade e Conservação
Coordenadora: Eliara Solange Muller
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Produtos Naturais
Coordenador: Murilo Cesar Costelli
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica sobre Reestruturação Urbana em Cidades Médias
Coordenadora: Camila Fujita
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Pesquisa em Sistemas de Produção Sustentáveis
Coordenador: Cristiano Reschke Lajus
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Espécies Florestais Nativas
Coordenadora: Lucia Salengue Sobral
Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos Industriais
Coordenadora: Francieli Dalcanton
Área de Ciências Humanas e Jurídicas
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Estudos sobre Violências
Coordenadora: Irme Salete Bonamigo
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Gênero, Cultura e Políticas Sociais
Coordenadora: Myriam Aldana Vargas Santin
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Trabalho, Organizações e Inclusão Social
Coordenadora: Rosana Maria Badalotti
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Tecnociência e Meio Ambiente
Coordenador: Reginaldo Pereira
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Saúde do Trabalhador Rural
Coordenadora: Lucimare Ferraz
Núcleo de Iniciação Científica em Cidadania e Justiça na América Latina
Coordenadora: Maria Aparecida Lucca Caovilla
Área de Ciências da Saúde
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Politicas Públicas e Participação Social
Coordenadora: Maria Elisabeth Kleba da Silva
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Segurança Alimentar e Nutricional
Coordenadora: Luciara Souza Gallina
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Fitoterápicos
Coordenador: Walter Antonio Roman Junior
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Qualidade de Vida e Ciclo Evolutivo da Família Chapecoense
Coordenadora: Patricia Pereira de Oliveira
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Crescimento Físico, Antropometria, Estado Nutricional e Maturação Sexual
Coordenadora: Carla dos Reis Rezer
Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas
Coordenadora: Nádia Kunkel Szinwelski
Área de Ciências Sociais Aplicadas
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Memória da Publicidade e Propaganda em Chapecó – SC
Coordenadora: Eleci Terezinha Dias da Silva
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade
Coordenador: Jose Martins dos Santos
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Avaliação de Desempenho em Cadeias de Valor
Coordenador: Moacir Francisco Deimling
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Métodos Quantitativos Aplicados ao Sistema Produtivo
Coordenador: Marcio da Paixao Rodrigues
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Gestão em Agronegócios - Pesquisa e Desenvolvimento
Coordenador: Antonio Zanin
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Mídia Cidadã
Coordenadora: Ilka Margot Goldschmidt Vitorino
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Educação e Pesquisa em Contabilidade
Coordenadora: Clesia Ana Gubiani
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Jornalismo Econômico e Desenvolvimento Regional
Coordenador: Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira
Unidade Fora de Sede Xaxim:
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Acesso à Justiça, Fraternidade e Conflitos Sociais Não Judicializáveis
Coordenador/a: Idir Canzi
Unidade Fora de Sede São Lourenço do Oeste:
Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica em Contabilidade Gerencial e Controladoria
Coordenador/a: Clésia Ana Gubiani
Núcleos de pesquisa stricto sensu (NSS)
Os NSS possuem como objetivo principal a geração de novos conhecimentos, a publicação de artigos e livros em periódicos e editoras qualificadas, bem como, a captação de recursos. Da mesma forma, perspectiva amadurecer processos de inserção social e relação entre comunidade em geral e conhecimento produzido. Por isso, os projetos de longa duração são propostos e desenvolvidos pelos professores-doutores, com o auxílio de bolsistas. O desenvolvimento destes objetivos qualifica a trajetória de cada professor e torna possível a abertura e a manutenção de programas stricto sensu, em cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, os 05 NSS da Unochapecó contam com 41 professores, distribuídos nas seguintes áreas:
Núcleo de Pesquisa Stricto Sensu em Ciências da Saúde
Área de concentração: Ciência da Saúde
Linhas de Pesquisa: Formação e trabalho em saúde
O contexto atual e os desafios da implementação de políticas na área da saúde exigem, dos diferentes atores envolvidos no ensino, no cuidado e na gestão, o compromisso de propor e implementar inovações que supram as demandas locais/regionais de saúde em consonância com a realidade científica e tecnológica de âmbito nacional e global.
Essa linha contempla estudos sobre os processos de formação e de trabalho, contribuindo com a qualificação da atenção à saúde por meio de novas tecnologias. As temáticas desenvolvidas incluem questões epistemológicas da educação, do cuidado e da gestão em saúde, a política permanente de educação em saúde, os dispositivos de reorientação da formação profissional e o desenvolvimento de processos e produtos voltados para a formação e a atenção à saúde.
Saúde, sociedade e ambiente
A relação entre o ambiente e as condições de vida e saúde de uma população define o campo de conhecimento desta linha, considerando que o homem, como ser relacional, pode influenciar e ser influenciado por fatores que afetam a saúde em diferentes aspectos como ambiental, biológico, psicológico, histórico, cultural e socioeconômico.
Essa linha propõe estudar as temáticas pertinentes aos determinantes e condicionantes de saúde, ao processo de envelhecimento humano e à vulnerabilidade socioambiental, bem como à capacidade de reação e de enfrentamento do indivíduo e da coletividade à exposição ou dano à saúde.
Núcleo de Pesquisa Stricto Sensu em Educação
Área de concentração: Educação
Linhas de Pesquisa: Formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos
Desenvolve investigações sobre a formação inicial e continuada de professores para atuar em diferentes etapas da escolarização, espaços educativos e modalidades de ensino. As correlações possíveis entre as várias dimensões da prática pedagógica e a formação docente constituem o foco desta linha de pesquisa. Para tanto, problematiza e analisa o processo ensino-aprendizagem, tendo como referência as relações sócio-históricas, políticas, culturais e epistemológicas. Desenvolve temas como a produção do conhecimento educacional, currículo e cultura, a formação de professores enquanto campo de conhecimento, memórias, experiências e trabalho docente. Este conjunto de questões está diretamente articulado com a trajetória acadêmica de formação, atuação e produção do conhecimento do corpo docente que compõe esta linha: Elison Antônio Paim; Iône Inês Pinsson Slongo; Ireno Antônio Berticelli; Nadir Castilho Delizoicov.
Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas
Faz parte desta linha de pesquisa um grupo de professores/pesquisadores que têm uma trajetória de formação, produção acadêmica e pesquisas realizadas em diferentes contextos socioculturais (rural, urbano, comunidades indígenas). São estudos que, fundamentados nas Ciências Sociais e Aplicadas à Educação e nas dimensões micro e macrossociais da realidade, objetivam aprofundar a compreensão dos processos complexos das relações educação e grupos sociais, das trajetórias e das práticas socioculturais e escolares. Apoiadas em abordagens teórico-metodológicas que privilegiam o debate desses processos nos âmbitos formais, não formais e informais, as pesquisas têm seus eixos temáticos voltados para as relações entre educação e grupos sociais, sobretudo no que se refere à problemática de democratização do ensino e da produção das desigualdades sociais e escolares, mas, igualmente, das demandas escolares e práticas educativas dos sujeitos, das organizações e dos movimentos sociais. Este campo de interesse reúne um histórico de estudos e de produções voltados para os seguintes eixos temáticos: classes sociais, cultura, raça/etnia, gênero e geração (infância e juventude) nos contextos educativos escolares e não escolares; políticas de democratização da educação; Educação, instituições sociais (escola e família), processo de escolarização; violência escolar; diversidade, identidades socioculturais e práticas educativas; trabalho e formação humana; Educação, organizações e movimentos sociais nos meios rural e urbano. Fazem parte desta linha os seguintes professores: Ireme Salete Bonamigo, Leonel Piovezana, Marurício Roberto da Silva, Nadir Zago e Rosana Maria Badalotti.
Núcleo de Pesquisa Stricto Sensu em Direito
Área de concentração: Cidadania, justiça e novas institucionalidades
Linhas de Pesquisa: Cultura jurídico-política brasileira e latino-americana.
Esta linha tem como objetivo estudar as tendências da cultura jurídico-política no Brasil e na América Latina, em face dos processos de globalização (econômica, política, social) e regionalizações/localismos, como respostas de baixo para cima ou de globalização contra-hegemônica.
Crise da normatividade jurídica, constitucionalidade e cidadania no Brasil.
Esta linha em como objetivo interpretar a extensão da crise de normatividade no Brasil e o acionamento da hermenêutica constitucional como instrumento de integração do sistema jurídico-político positivo, com ênfase em suas repercussões no campo da cidadania.
Núcleo de Pesquisa Stricto Sensu em Inovação e Tecnologia
Área de concentração: Tecnologias
Linhas de Pesquisa: Tecnologia e Inovação
O mundo moderno tem sido marcado pela proliferação de artefatos tecnológicos, os quais têm tido papel transformador em meio às relações da sociedade. A partir de um pensamento sistêmico, o processo de implementação e adoção de novas tecnologias deve abarcar outras considerações além da obtenção de maior produtividade e geração de renda. As conseqüências do desenvolvimento tecnológico exigem uma avaliação criteriosa para que haja uma adequação da tecnologia a características econômicas, sócio-culturais e regionais, bem como a melhoria na qualidade de vida do ser humano.
A presente linha de pesquisa está focada nas implicações da técnica, da tecnologia e do conhecimento científico para o processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando produtos, técnicas e processos na esfera produtiva/construtiva. Busca analisar o atual nível de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação nos sistemas locais, regionais e nacional.
A proposição de soluções também será valorizada através: (i) da produção de tecnologias que levem em conta a atividade humana, apoiada por processos de inovação e aprendizado, (ii) da aplicação, transferência e gestão de tecnologia explorando aspectos regionais do desenvolvimento, (iii) do ambiente construído nas relações homem-meio, das inovações tecnológicas aplicadas na produção do ambiente construído e do desenvolvimento sustentável e o habitat (iv) introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente agroempresarial.
Busca também determinar as potencialidades de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação dentro das empresas e em outros setores produtivos, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a relação universidade-empresa-governo-sociedade.
Temáticas:
Tecnologia da Informação: fomentar o desenvolvimento de pesquisa na área da tecnologia da informação e a transferência dos resultados das pesquisas às organizações.
Tecnologia do Habitat: investigar aspectos matemáticos, computacionais e experimentais, desenvolvendo estudos/soluções quanto à integridade/patologias/eficiência relacionados ao habitat, visando avaliar as propostas de critério de projeto, fabricação, execução e manutenção, com preocupação em relação ao impacto no bem estar social;
Inovação e Desenvolvimento: fomentar a inovação tecnológica e sua aplicação nas organizações para estimular o desenvolvimento regional.
Inovação no Agronegócio (Agroinovação): estudar os mecanismos de inovação no agronegócio e propor políticas internas de inovação, incluindo estratégias de investimento, de pesquisa, de parceria científico/tecnológica com as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, que resultem no aperfeiçoamento de serviços, processos e produtos, bem como obter novidades no ramo de atividade das agroempresas.
Gestão da Tecnologia e Engenharia: compreender impactos da adoção de inovações tecnológicas no âmbito estratégico e operacional organizações. Analisar a interface que a gestão tem em relação aos aparatos tecnológicos e a reprodução de soluções geradas pela Engenharia, com intuito de abarcar a inovação de processos e a inovação organizacional. Também contempla melhorar as práticas utilizadas atualmente pela figura do gestor, amparado na evolução dos processos gerenciais a partir do uso cada vez mais frequente e necessário de ferramentas de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) em praticamente todas as atividades de gestão.
Núcleo de Pesquisa Stricto Sensu em Gestão e Competitividade Empresarial
Área de concentração:
Linhas de Pesquisa:
Programas de pós-graduação stricto sensu
A pesquisa desenvolvida na pós-graduação nos programas de pós-graduação stricto sensu (nos projetos de dissertação de mestrado ou em pesquisas avançadas desenvolvidas pelos professores dos programas), objetiva produzir novos conhecimentos em áreas consideradas prioritárias na Universidade, nomeadamente Ciências Ambientais, Políticas Sociais, Tecnologia e Inovação, Educação e Ciências da Saúde. Atualmente, funcionam dois programas de pós-graduação stricto sensu na Unochapecó, oferecendo a comunidade dois cursos de mestrado: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA - Curso de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (PPGPS - Curso de Mestrado profissional). No âmbito do PPGCA, já ingressaram, desde 2005, ano de sua implantação 99 estudantes no curso de mestrado, que concluíram 72 dissertações. O PPGCA proporciona 05 bolsas de apoio a produção científica aos estudantes, no valor de 50% das mensalidades aos cinco primeiros colocados de cada processo seletivo de ingresso. O PPGPS é mais recente e funciona desde 2010. Desde sua implantação, ingressaram 20 estudantes no curso de mestrado e as primeiras defesas de dissertação estão previstas para o início de 2012. O PPGPS proporciona acesso a bolsas de apoio a produção científica, no valor de 30% das mensalidades, a todos os estudantes ingressantes em cada ano. Para o exercício de 2012, ficamos na expectativa da abertura de mais dois programas: mestrado em Educação e mestrado em Ciências da Saúde.
Veja mais informações dos programas de pós-graduação da Unochapecó em https://www.unochapeco.edu.br/cursos/pos/stricto-sensu









