Webmail

Minha Uno

A MODA DO SÉCULO XX COMO REFERENCIAL PARA O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MODA.

Escrito 4 years ago por Profa. Andrea Lisboa de Miranda.Category: Fashion

O 2º período do Curso de Tecnologia em Design de Moda, desenvolveu na DISCIPLINA HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA E DA MODA – 2010, minitsrada pela Profa. Andrea Lisboa de Miranda, trabalho intitulado A MODA DO SÉCULO XX COMO REFERENCIAL  PARA O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MODA.

 

O presente ensaio fotográfico registra o encerramento das atividades desenvolvidas pelos alunos do 2º período do Curso de Tecnologia em Design de Moda na disciplina de História da Indumentária e da Moda, sob a orientação da profa. Andrea Lisboa de Miranda, e apresenta os resultados do projeto de pesquisa do semestre: “A Moda do século XX como Referencial para o Processo de Criação em Moda”.

O tema geral do projeto foi: A Moda do século XX: dos anos 1930 aos 1980. E as referências de inspiração foram os aspectos estético-formais da moda de cada década.

Este projeto teórico-prático, além de considerar o objetivo geral da disciplina de História da Indumentária e da Moda, agregou ainda o conceito de um concurso de Moda.

O objetivo geral definido para a disciplina de História da Indumentária e da Moda é ampliar o repertório de conhecimentos sobre o papel da Indumentária e do fenômeno da Moda na formação social através dos tempos, com a finalidade de contribuir para a formação do arcabouço teórico de nossos alunos, futuros profissionais da área de Moda.

O projeto A Moda do século XX como Referencial para o Processo de Criação em Moda, aproximou também a experiência de “participar” (mesmo em caráter fictício) de um concurso para Estudantes de Moda (IT MTV ELLE FASHION FABRIC).

Assim, os alunos foram levados ao estudo e à compreensão do fenômeno da moda em seus contextos históricos e estimulados à reflexão sobre a moda contemporânea, enriquecendo a base referencial para o seu processo de criação em Moda.

Organizados em seis equipes correspondentes às seis décadas selecionadas do século XX, os alunos aceitaram o desafio de seguir um regulamento que pautou todo o processo.

Até chegar ao ensaio fotográfico que apresenta uma peça de vestuário transformada, última etapa do processo, os alunos cumpriram várias etapas anteriores e observaram vários critérios: desde criar a marca e a identidade da marca; realizar a pesquisa teórica sobre o contexto, o aspecto artístico-cultural e a moda de cada década; desenvolver um texto descritivo sobre inspiração, conceitos e fontes de pesquisa; criar e desenhar croquis; desenvolver briefing acompanhados de painéis semânticos; até, por fim, transformar uma peça de vestuário e produzir os looks agregando peças complementares, acessórios, maquilagem e cabelo, visando interpretar o conceito proposto dentro de cada década específica, para a então realização do ensaio fotográfico que contou com a preciosa e talentosa participação da fotógrafa Eleci Alves dos Santos e seu click infalível!

 

1930:
Equipe: “Préférée”
Integrantes: Angélica da Silva, Carla Eduarda Brustolin e Cheila Dominski

andrea

1940:
Equipe: “Granada”
Integrantes: Fabiane Mezzaroba, Luiz Felipe Dittadi e Naiana Vicari

 

andrea1950:
Equipe: “Rock Girls”
Integrantes: Brenda Larice Souza de Oliveira, Kaliana Gioconda Oltramari e Marcia Aparecida Coutinho

andrea

1960:Equipe: “Freedom Idea”
Integrantes: Camila Bueno, Marina de Fortini e Vanessa Brancher

andrea

 

1970:Equipe: “Punkock”
Integrantes: Janine Locateli, Priscila Diana da Silva, Rafaela Sartori e Taciana Zanella

andrea

1980:Equipe: “K7”
Integrantes: Fernanda Rafaela Coutinho Rocha, Ítala Binotto e Rafael Trentinaglia

andrea

Send a comment

CONCURSO VIVA O UNIVERSO DA MODA - DIANI MODAS

Category: Novidades no curso de moda

Parceria entre Curso de Design de MODA UNOCHAPECÓ e Diani Modas

proporcionará á acadêmica experiência prática na área de produção de moda

 diani modas

CONCURSO VIVA O UNIVERSO DA MODA - DIANI MODAS

Participe: comente as matérias

 

O Concurso VIVA O UNIVERSO DA MODA é uma parceria da Diani Modas com a Coordenação do Curso de Moda da Unochapecó. A ideia é gerar uma troca de conhecimentos e oportunidades, integrando o saber científico da Universidade com o dia-a-dia do mercado. Pensando nisso, a Diani Modas criou o email vivaouniversodamoda@dianimodas.com.br, é um Blog que pode ser acessado no seguinte endereço: www.dianimodas.com.br/blog. Através do email, você, estudante de moda da Unochapecó, poderá enviar seu texto sobre o universo da moda e as tendências para a primavera/verão 2011 e ter a chance de participar da equipe que irá desenvolver toda a campanha primavera/verão 2011 para a Diani Modas.

O texto que tiver mais comentários no Blog vence. Peça para todo mundo acessar o Blog da Diani Modas e comentar. É sua chance de ganhar experiências mercadológicas, valor agregado no currículo profissional e desenvolvimento pessoal. A Diani Modas conta com seu talento e criatividade para fazer dessa campanha mais um grande sucesso.

Tema:

A temática se restringe as análises textuais relacionadas à Moda e as tendências para a Primavera/Verão 2011.

Critérios e Participantes:

- Podem participar do concurso alunos(as) do Curso de Moda da Unochapecó.

- Só pode ser enviado um texto por participante.

- Os textos precisam ser enviados para o email: vivaouniversodamoda@dianimodas.com.br para que sejam analisados e apropriadamente postados.

- Ao enviar o texto, o(a) participante deve enviar também seu nome completo, e-mail, matricula e semestre que está cursando.

- É necessário citar as fontes de pesquisas na elaboração dos textos.

Prazos:

- 09/08 até 20/08: Envio de Posts para o blog da Diani Modas, divulgação e comentários.

- 23/08: E-mail divulgando o(a) contemplado(a).

- 24/08: Contemplado(a) terá reunião com a Agência Doss Propaganda.

Avaliação:

A Comissão Julgadora avaliará o conteúdo, a qualidade, e questões relativas à ortografia para que os melhores textos sejam postados.

Premiação:

O Universo da Moda proporcionará a oportunidade do(a) acadêmico(a) acompanhar a criação da campanha DIANI MODAS 2011, participar da escolha de look dos modelos, participar da organização do desfile de lançamento da coleção, e tudo o que estiver relacionado à campanha Primavera/Verão DIANI MODAS 2011.

Disposições Finais:

- Serão desclassificados os trabalhos entregues fora do prazo estipulado, ou que não estiverem dentro das normas deste regulamento.

- O participante autoriza, desde já, a utilização do seu nome e imagem para fins de divulgação/promoção do concurso.

- A participação e aceitação das normas desse concurso se concretizará com o envio do texto para o e-mail vivaouniversodamoda@dianimodas.com.br.



Visualize as matérias:
http://blog.dianimodas.com.br/

Send a comment

Concurso Seu Estilo Vencedoras do Concurso visitaram a fábrica da Vicunha em Fortaleza

Category: Novidades no curso de moda

Concurso Seu Estilo: Acadêmicas do curso de Moda visitam Vicunha Têxtil

No lançamento da coleção outono/inverno 2011 da Vicunha, realizado nos dias 19 a 23 de abril de 2010, todos os clientes que estiveram presentes ganharam a bolsa vencedora do concurso Seu Estilo Vicunha e elogiaram o design e a praticidade da bolsa. A bolsa foi escolhida após votação realizada no site vipreview onde 5 modelos receberam mais de 1.000 votos cada. A vencedora foi escolhida pela equipe de Marketing pelo design e viabilidade de produção, as vencedoras do concurso, acadêmicas do curso de design de Moda da Unochapecó Josiane Fabris e Juliana Paris no dia 09 de julho visitaram a fábrica de índigo da Vicunha localizada na cidade de Maracanaú / CE. Lá puderam conhecer todo o processo fabril de uma das maiores fábricas de jeans do mundo.

 josi e juli

josi e juli

josi e juli

Juliana Paris e Josiane Fabris visitaram a empresa Vicunha Têxtil em fortaleza, vencedoras do concurso seu estilo puderam ter uma experiência única.

Send a comment

Aluna Egresso Premiada em Concurso Nacional de Vitrina

Category: Novidades no curso de moda

Aluna Egresso Premiada em Concurso Nacional de Vitrina
bel
Esta semana tivemos muitas novidade e alegrias para nosso curso de moda da Unochapecó, principalmente a alegria de poder prestigiar alunas egressos, que hoje no mercado da moda fazem sucesso e demonstram excelência de aprendizado na área de moda.

A aluna egresso MARIA ISABEL CORREA, foi premiada em concurso nacional de vitrina: Concurso de Melhor Vitrine Acostamento ACT. Hoje a acadêmica atua como stylist, vitrinista e consultora de imagem no segmento de tendência e estilo para desenvolvimento de produção de moda: em catálogos e book para lojas da área de comerzialização de produtos têxteis de confecção prêt-à-porter.

bel

bel

Vitrinas produzidas por Maria Isabel Correa: com visão mercadológica, objetivando a exposição do produto de forma atrativa e comercial sem perder o estilo da marca.

Send a comment