Setor de Estágios e Monitorias da Uno é reconhecido estadualmente

O setor de Estágios e Monitorias da Unochapecó conquistou, no dia 18 de agosto, o terceiro lugar de Santa Catarina na categoria de Instituição de Ensino Destaque, devido a sua qualidade na prática de estágios. O evento de premiação aconteceu em Criciúma, organizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC).

Representantes de empresas, instituições de ensino e estagiários foram convidados a participar do evento. Foram premiados, além de instituições de ensino, empresas e estagiários que se sobressaíram em todo o estado.

Junto com a premiação, também foram realizadas duas palestras: "Estágio: ato educativo ou fraude ao vínculo de emprego?", com Lilian Carlota Rezende, da superintendência Regional do Trabalho e Emprego; e "Comunicar, educar e produzir: como essas competências contribuem para os momentos de crise", com Elis Rejane Busanello, educadora e coaching.

O setor de Estágios e Monitorias da Unochapecó tem como missão cumprir integralmente as determinações previstas por lei e orientar cada curso ou área através de suas especificações. “Procuramos avaliar e intermediar oportunidades de estágios que realmente possam se constituir em atividade experiencial da prática profissional, promovendo reflexões que instiguem a  produção do conhecimento”, afirma a coordenadora do setor, Taiz Regina Balardin Antonini.

Estagiários e monitores podem contar com o auxilio do setor desde o início até a conclusão do estágio. “Atuamos e cuidamos dos processos através de relatórios, visitas in loco,  e supervisão por parte de professores orientadores e dos supervisores de campo nas empresas/instituições”, conta Taiz.

Para ela, o prêmio reflete o compromisso na busca pelo cumprimento dos objetivos do setor e o auxilio na formação profissional, social, cultural e cidadã dos estudantes. “Todas as ações que realizamos tem o propósito de seriedade, compromisso e responsabilidade com o processo de formação do nosso estudante”, aponta.

O estágio é considerado o processo inicial da construção do conheciemento pessoal e profissional. As oportunidades disponíveis em um estágio contribuem com a construção cidadã dos envolvidos. Na visão de Taiz, o estágio também contribui para a universidade, pois é através dele que há a possibilidade da produção e difusão de conhecimentos, e o desenvolvimento profissional da região.

Confira o documentário especial sobre estágios produzido pela UnoWebTV:

Terceiro lugar
setor