Grupo de Pesquisas em Biologia e Produção Vegetal

Objetivos

A proposta do grupo é de caráter multidisciplinar, envolvendo professores- pesquisadores que atuam em diversas áreas básicas da Biologia Vegetal, como histologia, morfologia e sistemática, bem como em áreas aplicadas, como tecnologia de sementes e produção vegetal, e em áreas relacionadas, envolvendo as interações solo-planta.
Vários trabalhos tem sido desenvolvidos nesta área, com a atuação conjunta dos membros do grupo, e outros, bem como com o envolvimento de alunos da graduação, alguns com bolsa de iniciação científica, outros como estagiários voluntários e também alunos que desenvolvem seus trabalhos de conclusão de curso (TCC).
Parte dos trabalhos desenvolvidos, ou em desenvolvimento, estão sendo realizados em parceria com o Cepaf/Epagri, juntamente com seus pesquisadores, e alguns trabalhos estão sendo realizados em parcerias com empresas privadas de Chapecó. Trabalhos na área de avaliações de forrageiras e plantas de cobertura do solo, têm gerado informações importantes para as condições da região Oeste Catarinense.
Cabe salientar que a cargo dos professores deste grupo, estão sendo implantados o herbário e a coleção de espécies medicinais, forrageiras e de coberturas de solo. Estas coleções são de grande importância para atividades acadêmicas e científicas. Sendo que com a implementação do herbário, será possível coletar, catalogar e armazenar, materiais oriundos de levantamentos florísticos realizados na região, que servirão de base para uma série de estudos fitossociológicos e taxônomicos.

Linhas de Pesquisa

Levantamentos florísticos