Minha Uno
Menu Busca

III Seminário Internacional: Constitucionalismo, Direitos Humanos, Cidadania e Justiça Ambiental na América Latina

 

O III Seminário Internacional: Constitucionalismo, Direitos Humanos, Cidadania e Justiça Ambiental na América Latina apresenta uma programação científica que pretende, a partir do paradigma do novo constitucionalismo latino americano e da ética da libertação, aprofundar temas de relevância jurídica contemporânea para incentivar a integração, a interdisciplinaridade e o diálogo entre pesquisadores do Direito e da área das humanidades e do meio ambiente, reforçando assim, as expectativas de rompimento com um ideário hegemônico eurocêntrico de pensar as ciências humanas e jurídicas, reafirmando a importância de um pensamento descolonizado e insurgente nos campos da teoria e da prática do direito, da cidadania e da justiça ambiental, socialização de teses nas temáticas das configurações que a cidadania adquire frente aos desafios impostos pela crise socioambiental ao campo jurídico, os impactos causados ao meio ambiente, a sociedade e a interpretação do papel do direito para a garantia de níveis de qualidade sociais adequados ao atendimento das necessidades das presentes gerações sem o comprometimento dos direitos de fruição das gerações futuras.

 


 

Documentos

 

> Artigos aprovados para apresentação + localização das salas

Regras para submissão

Envio de trabalhos
Prazo prorrogado até 31/05/2019.

 


 

Conteúdo programático e corpo docente 

 

10/06/2019 (noturno) - O pensamento crítico sobre o direito e os direitos humanos. As diversas formas de lutas plurais relacionadas com a democracia, a cidadania e o bem viver no constitucionalismo latino-americano.
Prof. Dr. Jesús Antonio de la Torre Rangel (Universidad de Aguascalientes/MEX); Prof. Dr. Enzo Bello (UFF/RJ); Profa. Dra. Ivone Fernandes Morcilo Lixa (FURB/SC)

11/06/2019 (matutino) - A dimensão cultural da dignidade humana, a  complexidade da cidadania, os direitos humanos, a agroecologia e os paradigmas da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável.
Prof. Dr. Felipe Wincke (FURG/RS); Prof. Dr. Gladstone Leonel da Silva Junior (UFF/RJ); Me. Ana Elsa Munarini - Movimento de Mulheres Camponesas

11/06/2019 (vespertino) - II Encontro da Rede de Pesquisa Constitucionalismo Latino-Americano, Direitos da Cidadania e Justiça Ambiental e do Observatório de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina.

11/06/2019 (noturno) - As desigualdades, as discriminações, o esgotamento ecológico e as lutas sociais por justiça ambiental e por direitos humanos: o protagonismo de cidadãos, profissionais e sindicatos na Argentina, México e Brasil.
Profa. Me. Cecilia Carrizo (UNC/Argentina); Prof. Dr. Prudente José Silveira Mello (CESUSC/SC e UPO/Espanha); Prof. Dr. Sérgio Aquino (IMED/RS)

12/06/2019 (matutino) - A consciência ecológica e a proteção da vida. A perspectiva da bioética e do biodireito. A saúde socioambiental, a cidadania e os direitos humanos na América Latina.
Profa. Dra. Maria Claudia Crespo Brauner (FURG/RS); Profa. Dra.  Maria Assunta Busato (PPGS/Unochapecó); Profa. Dra. Adriana Fasolo Pilati Scheleder (UPF/RS)

12/06/2019 (vespertino) - Socialização de Artigos Científicos
Profa. Dra. Deise Helena Krantz Lora e Profa. Dra. Silvia Ozelame Rigo Moschetta (Unochapecó)

12/06/2019 (noturno) - O modelo do constitucionalismo latino-americano: o ser humano, a natureza e os desafios do direito e da sua práxis, como instrumento de transformação e apoio às demandas plurais e de resistência na construção da dignidade humana.
Prof. Dr. Lucas Machado Fagundes (UNESC/SC); Prof. Dr. Samuel Mânica Radaelli (IFPR/PR); Prof. Dr. Alejandro Medici (Universidad Nacional de La Plata/Argentina)

13/06/2019 (matutino) - II Workshop Justiça Ambiental: A ação constituinte como institucionalização de relações de reconhecimento.
Profa. Me. Cecilia Carrizo (UNC/Argentina)

13/06/2019 (vespertino) - Ecopedagogia na escola: um ensaio sobre as vivências em projetos comuns entre a Escola EEB Tancredo de Almeida Neves e a Unochapecó. Estamos aprendendo a trabalhar juntos? O caminho que estamos trilhando será capaz de desenvolver uma educação para uma sociedade sustentável?
Profa. Dra. Luci Teresinha dos Santos Bernardi (PPGE/URI/RS); Profa. Dra. Claudia Battestin - (PPGE/Unochapecó); Prof. Dr. Elcio Cechetti - (PPGE/Unochapecó); Prof. Me. Debora Vogel da Silveira Dutra (Unochapecó); Profa. Dra. Maria Aparecida Lucca Caovilla (PPGD/Unochapecó); Prof. Me. Itacir Carlos Valmorbida – EBEE – TANCREDO DE ALMEIDA NEVES; Profa. Me. Franciele Ramos - EEB – Tancredo de Almeida Neves; Profa. Me. Jane Acordi - EEB – Tancredo de Almeida Neves

13/06/2019 (noturno) - II Workshop Justiça Ambiental: A ação constituinte como institucionalização de relações de reconhecimento.
Profa. Me. Cecilia Carrizo (UNC/Argentina)

 


 

Contato

E-mail
gpcidadaniahumanos@unochapeco.edu.br

Telefones
(49) 3321-8348 ou (49) 3321-8219.

 

Inscreva-se aqui.

Whatsapp Image