A experiência acadêmica te aguarda

Texto Ionara Virmes*

O primeiro passo na carreira dos seus sonhos pode começar agora, e a Unochapecó é o lugar certo para o início dessa jornada! O Vestiba Uno 2022 está com inscrições abertas, com provas gratuitas e realizadas de maneira 100% online. O próximo ano também trará novidades. Seguindo as inovações do mercado, a Universidade passa a oferecer os novos  cursos de Biomedicina, Fonoaudiologia e Zootecnia.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, relata que a abertura dos novos cursos é uma resposta às demandas comunitárias, as quais são prioridades para a Instituição.

"Sabemos sobre a necessidade de colocar cursos que permitam que nossos jovens possam ficar na cidade, perto de suas famílias, e não precisem se deslocar até outros espaços para poder alcançar a formação de seus sonhos. Buscamos, também, entregar para aqueles que são de outras cidades e que vêm até a nossa Universidade, qualidade e a certeza de que o estudante formado aqui será um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Nesse sentido, entendemos ser um momento importante, que nos permitirá a inclusão desses três novos cursos, atendendo a comunidade e dando enfoque para o desenvolvimento da região", pontua.

Além das novas opções,  a Unochapecó está ofertando outros 31 cursos de graduação presenciais no campus de Chapecó. São eles: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Moda, Música, Nutrição, Odontologia, Produção Audiovisual (Cinema e Vídeo), Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Sistemas de Informação. Em São Lourenço do Oeste, as opções são: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia. Também estão abertas as inscrições para o curso de Medicina, que terá o vestibular realizado pela Acafe.

Para seguir oferecendo uma formação cada vez mais qualificada aos estudantes, o reitor destaca o diferencial da metodologia ABEx (Aprendizagem Baseada em Experiência), implantada em todos os cursos, e que permite ainda mais contato com a prática profissional. "Acreditamos que a volta ao modo presencial, junto com as experiências que os acadêmicos têm dentro da Universidade, é o ponto principal para uma formação qualificada. A Instituição apresenta uma estrutura com mais de 120 laboratórios, o Pollen Parque Científico e Tecnológico e uma série de ambientes criativos onde os estudantes poderão experienciar sua profissão desde o primeiro período. É importante destacar, também, que tivemos um aumento significativo no número de bolsas, o que permite, aos acadêmicos que atendam aos requisitos dos editais, desconto em parte da mensalidade, ou até mesmo 100% de gratuidade".

Inscrições

Para realizar a inscrição, o candidato deverá escolher um curso e preencher o formulário disponível no site da Universidade. Serão disponibilizados dois métodos para ingresso: o envio do boletim de desempenho do ENEM ou Histórico do Ensino Médio, ou ainda, realizar uma prova online. Quando marcada a última opção, o link do teste será enviado para o e-mail informado. Em casos de transferências, o participante poderá entrar em contato com a coordenação do curso escolhido, em até trinta dias após o início das aulas, para solicitar o reaproveitamento de matérias.

A estrutura da Instituição oferece mais de 120 laboratórios

Caso o método escolhido seja a entrega do boletim de desempenho do ENEM ou o Histórico Escolar, poderá ser enviado para o seguinte endereço eletrônico: queroestudar@unochapeco.edu.br. Também há a possibilidade da entrega presencial na Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou pelos correios no seguinte endereço: Unochapecó, Central de Relacionamento, Servidão Anjo da Guarda, 295 D, Chapecó-SC, CEP: 89809-900. Para os cursos de São Lourenço do Oeste, a entrega dos documentos também pode ser feita de maneira online ou presencial na Secretaria Acadêmica da Unidade Fora de Sede, de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h.

Matrículas

As aprovações serão divulgadas todas as semanas, começando no dia 17 de novembro. Os candidatos serão comunicados via email ou telefone. O participante que decidir realizar a matrícula de modo online deverá acessar o link enviado por e-mail, completar o cadastro com seus dados pessoais, criar uma conta na Unochapecó e fazer upload de uma foto pessoal. Após o pagamento do boleto de ingresso, a confirmação se dará em até três dias e um novo link será enviado para a entrega dos documentos necessários, além do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que deverá ser assinado digitalmente.

Caso a preferência seja efetuar a matrícula de modo presencial, é obrigatória a apresentação de cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O restante dos documentos poderão ser entregues até quinze dias após o início das aulas, sendo eles listados no tópico 7.5 do Edital do Vestibular 2022.

As inscrições se encerram no dia 18 de fevereiro de 2022, não deixe passar a oportunidade de conquistar suas metas profissionais.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

bolsas