Acadêmicos de Administração montam seus próprios negócios no Jardim das Artes

Profissão

Texto Ana Vertuoso*

Quem passou pelo Jardim das Artes na noite de segunda-feira (25/11), com certeza notou uma movimentação diferente. Em mesas espalhadas pelo espaço, diversos produtos, de joias a bolsas térmicas e alimentos, foram expostos por acadêmicos do 1º período de Administração. Divididos em oito grupos, eles tiveram a missão de pensar na comercialização de um produto dentro Universidade ainda durante o semestre.

A atividade de produção e comercialização fez parte da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela professora Carolina Dallacorte. Além de desafiar os estudantes a criarem soluções criativas, a professora conta que o objetivo era facilitar o entendimento dos fatores envolvidos na operação de um negócio. "Fazer com que eles pensem e pratiquem os conceitos de custos, margem de lucro, necessidade de demanda, além de todo o esforço de vendas e divulgação/marketing, auxilia na fixação do conteúdo".

Durante a noite, foram comercializados diversos tipos de alimentos, como o 'Doce Terapia', um mix de balas de gomas, o 'sacolé da ADM', um tipo de geladinho de água de coco e frutas picadas, espetinhos, bolos de pote e combos de salgados. Outros grupos também optaram por realizar brechós com diferentes produtos e bolsas térmicas. Após a venda, os estudantes também realizam os cálculos referentes às vendas e lucro obtido.

De acordo com a professora, a experiência de organizar um negócio logo no início do curso auxilia no aprendizado e tem muitos resultados positivos. "Os estudantes puderam mostrar o seu envolvimento e dedicação com todo esse processo, que se iniciou ainda em setembro", finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Negocio proprio