Prevenção à dengue foi um dos temas da atividade

Geral

Chapecó é o município de Santa Catarina com o maior número de focos do mosquito da dengue. Até o dia 3 de abril, foram localizados 1.459 focos. Durante todo o ano de 2013 foram 1.089 focos. Neste ano houve crescimento do número de focos no comércio, especialmente em floriculturas, borracharias e em cooperativas e outros locais que trabalham com material reciclável.

Esses e outros dados, assim como informações de outras doenças, foram apresentados à população de Chapecó no último dia 4, na Praça Coronel Bertaso, em ação comemorativa ao Dia Mundial da Saúde. No dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a ação foi realizada na Unochapecó.

fotoAs ações foram realizadas pela Unochapecó, representada pelo projeto Compreendendo e Prevenindo Zoonoses do Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), PET-Saúde (Programa de Educação para o Trabalho em Saúde), cursos de Ciências Biológicas e Fisioterapia, em parceria com Secretaria Municipal da Saúde de Chapecó.

Acadêmicos, professores e profissionais da saúde repassaram informações relacionadas ao tema doenças transmitidas por vetores. Vetores são organismos capazes de portar, transportar e transmitir agentes infecciosos (vírus, bactérias, protozoários, fungos) aos seres humanos. As doenças, neste caso, são aquelas causadas por esses agentes infecciosos. Em Chapecó, conforme o biólogo da Vigilância Ambiental, Junir Lutinski, as doenças transmitidas por vetores de maior importância são a Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti; Leptospirose, que é causada pela bactéria Leptospira, eliminada principalmente na urina de roedores; a Hantavirose também conhecida como Febre Hemorrágica, causada por um vírus do gênero Hantavírus; e a raiva, transmitida por cães. Também foram feitas demonstração de ovos e larvas do mosquito transmissor da dengue.

foto

A ação educativa do Dia Mundial da Saúde faz parte de uma Rede de Instituições de Ensino Superior Promotoras de Saúde (Peer), vinculada à Rede de Colaboração Internacional de Investigação-Ação Participativa em Saúde (Icphr). Ambas buscam estabelecer e desenvolver projetos comuns favoráveis à disseminação e consolidação dos princípios da promoção da saúde. A Unochapecó iniciou um processo de aproximação com a Peer em 2012.

Conscientização

O projeto Compreendendo e Prevenindo Zoonoses, do Pró-Saúde, foi pensado pelo curso Ciências Biólogicas, articulado com os demais cursos da área da saúde, com o objetivo principal de conscientizar as pessoas sobre os problemas das zoonoses no que se refere aos ciclos biológicos dos vetores. “O vetor em si não causa a doença, mas o agente etiológico que ele transporta. Então se pensa muito em conscientizar as pessoas com essas ações educativas, para que elas sejam multiplicadores de informações nos seus espaços de trabalho, na sua comunidade, nas escolas, nos momentos familiares”, explica a professora do curso de Ciências Biológcias, Sandra Mara Sabedot Bordin.

Ecoponto

Uma das ações da Vigilância Ambiental que deu certo no controle dos focos do mosquito foi a implantação do Ecoponto. O local funciona desde 2007 e desde 2010 possui um espaço próprio, cedido pela prefeitura. O Ecoponto é um local para recolhimento de pneus descartados. Em 2012 foram recolhidos 55 mil pneus, em 2013 foram 51.800 e neste ano já foram recolhidos 30 mil pneus. São 248 empresas cadastradas que levam pneus semanalmente ao local. Estes são encaminhados para reciclagem. “O Ecoponto é uma das ações que teve mais eficácia. Em 2007, 20% dos focos do mosquito da dengue eram em pneus, hoje são 2%”, comenta Junir.

O Ecoponto fica na Rua Israel, 240, bairro Presidente Médice, próximo à Escola Irene Stonoga. O recebimento de pneus acontece nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. O telefone é (49) 3319-1407.