Tema foi debatido durante a semana acadêmica de Direito na Unochapecó

Geral

O evento do curso de Direito da Unochapecó aconteceu dos dias 14 a 17 de outubro no Salão de Atos da Universidade e contou com palestrantes de Chapecó e outros profissionais de renome nacional. Na semana acadêmica deste ano o foco das discussões foram em torno do acesso à justiça e as mudanças neste cenário.

A semana acadêmica este ano contou com palestras, minicursos e oficinas que debateram o novo código de processo civil, a mediação familiar, a justiça comunitária, entre outros. Na noite de abertura uma das palestrantes foi a professora e vice-reitora de ensino, pesquisa e extensão da Unochapecó, Maria Aparecida Caovilla. Para ela vivemos numa sociedade em constante transformação e com isso novos paradigmas estão surgindo, e na justiça essa movimentação é mais complexa, já que busca equilíbrio social. “O que está emergindo, é a necessidade de discutir o sistema de justiça moderno, na expectativa de entender se ele vem cumprindo com o seu papel, ou se está fracassando em sua pretensão, sobretudo se olharmos para as desigualdades sociais, para os novos atores coletivos, observando as questões de gênero de etnia, de cultura, de poder econômico, entre outros”, destaca a professora.

direito

Diferente dos outros anos, esta edição da semana acadêmica focou em apenas um tema e buscou trabalhar com o aprofundamento em oficinas e minicursos. Para o estudante e membro do diretório acadêmico de Direito, Ruan Bender, a diferença está na pluralidade. “Tenho total convicção que a utilização de momentos de palestras para estudo/reflexão, fugindo da dogmática tradicional, é fundamental para o futuro da Justiça. Da mesma forma que o ensino transforma os acadêmicos, o conceito de justiça é moldado com a transformação social”, afirma o estudante.

Na sexta-feira último dia de semana acadêmica, a palestra foi ministrada pelo professor doutor Vladimir Oliveira da Silveira, e abordou os direitos humanos, fundamentais e a cidadania, onde buscou-se debater as mudanças sobre a cidadania e a evolução dos direitos humanos e como os profissionais do direito estão preparados para atuar neste cenário de transformação. Conforme o coordenador do curso de Direito, professor Reginaldo Pereira, a discussão do tema é importante diante dessas mudanças no acesso à justiça. “Essa é uma tendência não só nacional, mas também mundial, que busca possibilitar novos meios para que as pessoas acessem a justiça. Meios que não mais alternativos e sim efetivos e diferenciados na resolução de conflitos”, ressalta o professor.

Justiça
Cidadania