Palestras, oficinas, aulas relâmpago, auxílio na escolha profissional, exposição e muito mais

Geral

O público que visitou a Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação (Face), aberta na quinta-feira (25) no Pavilhão 4 da Efapi, encontrou um grande número de atrativos. Diversas instituição, incluindo a Unochapecó, levaram para o local inúmeras ações que divertiram e também contribuíram para a ampliação dos conhecimentos de milhares de jovens que por lá passaram nos três dias de evento.

Em vários ambientes a Unochapecó esteve presente com palestras e oficinas relacionadas à ciência e tecnologia, direitos humanos, orientação profissional e mercado de trabalho. Quem ainda estava em dúvida de qual profissão seguir, tiveram uma contribuição das oficinas e aulas relâmpago para acabar ou reduzir as incertezas.

Os amigos Lucas Lehr Kaé e Isabela Pasin, alunos da escola estadual Valesca Parizotto de Chapecó, estavam encantados com a feira. Mas foi da aula relâmpago de produção de games que eles gostaram mais. “Eu adoro jogos, essa área de tecnologia é o que mais me atraia, no futuro quero trabalhar com isso”, contou Lucas fascinado. Já Isabela, admite não ter muita experiência na área, gosta de games e por isso sonha em no futuro atuar nesse universo. “Eu sou uma exploradora, gosto de coisas diferentes e principalmente dos games e da parte de robótica”, exaltou a adolescente.

FACE

O universo dos games atraiu muito jovens de várias formas na feira. Uma delas foi o Espaço Geek, que trouxe o Campeonato de League of Legends (LOL). A disputa reúne oito grupos compostos por cinco pessoas, que participam de partidas que podem durar de vinte minutos a uma hora. O estudante Lin Meng Wen de 18 anos, acadêmico do curso de Engenharia Mecânica da Unochapecó, é um competidor nato. Este é o segundo ano que ele participa da competição de LOL, sempre em busca da vitória. “É uma diversão, com a tensão dos estudos, tu joga e se diverte um pouco. Ai tem os amigos, a gente joga junto e coloca o papo em dia, sem contar que em um evento como esse você conhece pessoas diferentes o que é legal”, conta o estudante.

Unochapecó na Face

Na feira, a Unochapecó esteve presente em quatro espaços, todos localizados no Pavilhão 4 da Efapi. Os jovens e demais visitantes puderam conhecer e entender um pouco mais sobre desenvolvimento de software, trabalho que é realizado no Centro de Residência em Software, instalado dentro da universidade e que conta com um espaço especial na feira.

Atrações que aliam ciência e tecnologia não podiam ficar de fora da Face, por isso a universidade levou parte do acerco do Museu de Ciências Naturais, que está em exposição para os visitantes.

Face

Já no estande do POP/Unochapecó aconteceram ações como a divulgação do Vestiba Uno, onde os estudantes conheceram os cursos ofertados na universidade, modalidades de ingresso, e os detalhes do Mundo das Profissões, eventos que acontecem em outubro na universidade e auxiliam na escolha da profissão. No sábado aconteceu o encerramento do Circuito Uno, com a participação do apresentador Elton Luiz do Patrola (RBS TV), onde os alunos de escolas finalistas do projeto participaram de um circuito de perguntas.

Profissão
feira