Administração promove primeira viagem de estudo com destino à Colômbia

Texto de Alana de Bairros*

Parceria. No dicionário, 'união de indivíduos para alcançar objetivos em comum'. Com a busca constante por parcerias para o bem da comunidade acadêmica e do público externo, a Unochapecó vive essa definição na prática e o curso de Administração faz parte dessa realidade. Mesmo a mais de sete mil quilômetros de distância, o curso rompe as barreiras e une seus propósitos com a Universidad Santo Tomás, da Colômbia. A união entre as duas Instituições rendeu a primeira viagem de estudo com destino a Villavicêncio, capital do departamento de Meta. De 29 de setembro a 6 de outubro, duas professoras e quatro estudantes participaram do Congresso Internacional de Agronegócio, que contemplou 17 conferências e palestras.

O objetivo foi fortalecer o vínculo entre a Unochapecó e a Universidad Santo Tomás, para a realização de intercâmbios e pesquisas em conjunto. Conforme a coordenadora de Administração, professora Cleunice Zanella, a viagem possibilita uma visão maior de mundo. "O intercâmbio fortalece o aprendizado dos estudantes, tanto relacionado a conhecimentos técnicos, como também habilidades e competências necessárias para formação de qualquer profissional", comenta.

As professora e os alunos ficaram na Colômbia por um semana

A diretora da Área de Ciências Sociais e Aplicadas (ACSA), professora Silvana Dalmutt Kruger, menciona que o congresso possibilitou o contato com experiências de empresários de diversos países, modelos de negócios sustentáveis, projetos desenvolvidos em propriedades rurais e muitas ações que a Universidade desenvolve na comunidade. As professoras e acadêmicas também ministraram palestras e dividiram o jeito de fazer, administrar e viver na região Sul do Brasil. "Foi uma viagem muito rica pela experiência da gastronomia, da língua e das relações pessoais. Além disso, pudemos compartilhar com eles a nossa cultura e a regionalidade do Sul", ressalta.

Durante a estadia em terras colombianas, a programação contemplou, além da participação no evento, aulas de espanhol e visitações diversificadas. O grupo esteve em uma empresa de óleo de palma e outra de látex, onde conheceram o processo de produção, desde o plantio e colheita da matéria-prima até a concepção do produto final.

Além disso, o turismo ganhou espaço no roteiro. As brasileiras conheceram o Tiuma Park, um espaço com atividades ao ar livre, arvorismo, tirolesa e outros atrativos. Para a estudante do 6º período, Milena Zanella, a visita serviu para superar alguns medos e divertir-se. "Em todos os momentos tivemos a troca de conhecimentos, culturas e costumes. Tudo o que foi vivenciado contribuiu certamente para a minha formação profissional, além de possibilitar o networking", complementa.

Segundo Julia Colombi Barella, estudante do 8º semestre, o momento mais marcante foi o encontro com os amigos colombianos que estiveram no Brasil e a troca de experiências.

"A viagem me proporcionou uma visão diferente da Colômbia. Foi possível rever meus conceitos sobre nosso próprio país e como nós lidamos com o trabalho e o gerenciamento das nossas empresas. O curso de Administração da Unochapecó é diferenciado por inúmeras razões, uma delas é possibilitar aos estudantes oportunidades de viver a teoria da sala de aula na prática. Mas a experiência dessa viagem foi além disso, pois o que vivemos será levado para o resto da vida", finaliza.

Segundo ano de união

A parceria entre a Unochapecó e a Universidad Santo Tomás teve início em 2018. No primeiro semestre do ano passado, um estudante colombiano fez intercâmbio por aqui pela primeira vez. Desde então, a Universidade já recebeu outros quatro intercambistas. Além disso, duas acadêmicas chapecoenses cursaram o primeiro semestre deste ano na Colômbia. A união também enriquece a Semana do Administrador. Nas últimas duas edições, 22 colombianos participaram do evento, entre estudantes e professores.

*Estagiaria da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

viagem