Minha Uno
Menu Busca

Pesquisas do Mestrado em Ciências da Saúde são apresentadas em evento nacional

Geral

Realizado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o II Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (SIBSA) reuniu pesquisadores de vários lugares do Brasil para discutir o tema “Desenvolvimento, Conflitos Territoriais e Saúde: Ciência e Movimentos Sociais para a Justiça Ambiental nas Políticas Públicas”. Três pesquisas da Unochapecó foram apresentadas no evento.

Para a professora do Mestrado em Ciências da Saúde, Dra. Maria Assunta Busato – que apresentou o trabalho do egresso Elizandro Pruence Nickele sobre Prevenção e Controle de Cisticercose bovina: um problema de saúde e ambiente –, o Simpósio é um fórum privilegiado para o estudo e debate da área de Saúde e Ambiente, assim como a análise de doenças ocupacionais, a justiça ambiental e a proposição de novas estratégias de desenvolvimento sustentável.


O Simpósio foi organizado pelo GT de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e ocorreu entre os dias 19 a 22 de outubro. Além do primeiro trabalho, foram apresentados o estudo Transformações territoriais ocasionadas pela implantação da Usina Hidrelétrica e suas repercussões na saúde, pela discente do Mestrado Lisiane da Rosa e o estudo Relação saúde ambiente: dimensões e pilares da teoria Ecossistêmica, pela estudante Simone dos Santos Nothaft. Segundo Maria Assunta, a participação na II edição do SIBSA possibilitou o diálogo com outros profissionais do Brasil e do exterior e o estabelecimento de redes de contatos. “Encontros dessa natureza contribuem para a qualificação do Mestrado em Ciências da Saúde da Unochapecó, bem como na formação dos mestrandos, oportunizando a socialização do conhecimento produzido no âmbito do Programa”,  destaca a professora.

COMPARTILHE
TAGS
Saúde
pesquisa
Mestrado

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image