Obras do Parque Científico e Tecnológico devem iniciar no primeiro semestre de 2014

Geral

Foi assinado nesta sexta-feira, 11de abril, em Florianópolis, documento para a liberação de recursos destinados à construção do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, que será erguido ao lado do campus da Unochapecó, no Bairro Efapi. Foram liberados pelo Estado R$ 7.249.417,41, através do Programa Catarinense de Inovação (PCI), para 11 municípios de Santa Catarina. As obras em Chapecó devem iniciar ainda neste primeiro semestre.

A assinatura do convênio contou com a presença do vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski e do prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori. Os recursos estão garantidos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O investimento do Estado foi descentralizado, com o compromisso do município e da universidade de viabilizarem a obra.

Para o vice-reitor, a primeira edificação do Parque Chapecó@, o Centro de Inovação, com recursos públicos do Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal, marcam o início de uma nova época para a Economia Sustentável de Chapecó e Região. “Com certeza o futuro mostrará que todo o esforço para esta conquista foi válido, pois teremos a oportunidade de promover a inovação e o empreendedorismo de forma estruturada a partir da Rede de Inovação, criada pela Unochapecó” comentou Claudio Jacoski.

foto

“O setor de Tecnologia da Informação cresce 30% ao ano na região Oeste, mais do que a média de Santa Catarina. Um conjunto de ações contribuem para este aumento, como o apoio da Prefeitura em novos projetos e ações voltados à área; empresas que investem e qualificam nossa mão-de-obra e as universidades que geram pesquisas e novos conhecimentos”, destacou o prefeito José Caramori.

PCT Chapecó@

O terreno, com área de 9.580 metros quadrados, foi doado pela prefeitura com anuência da universidade. Será destinado para a construção do prédio administrativo do Chapecó@. No total a obra está estimada em R$ 7,2 milhões. Dentre os principais objetivos do projeto estão o aprofundamento na área da pesquisa científica e tecnológica e a disseminação da cultura do empreendedorismo na região, juntamente com a geração de novos negócios pautados pelo município.

São parceiros do Chapecó@ a Unochapecó, Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), prefeitura de Chapecó, Acic, SC@2022, Inova@SC e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Fotos: Assessoria prefeitura de Chapecó