Aulão do Enem reúne 500 alunos na Unochapecó

Texto Gabriel Kreutz*

No próximo domingo (04/11), milhões de estudantes de todo país vão fazer a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para auxiliar neste momento de ansiedade e preparação para a avaliação, a Unochapecó, por meio do Programa de Orientação Profissional (POP), e o Colégio Energia, realizaram o Aulão Pré-Enem. A atividade ocorreu no último sábado (27/10) e reuniu 500 alunos no Salão Nobre da Universidade.

A aluna do Energia, Samanta Prestes, vai prestar vestibular para o curso de Medicina. Com a chegada do Enem, relata que o evento é importante para despistar o nervosismo. "O Aulão é uma boa oportunidade de revisar os conteúdos que a gente viu ao longo do ano. A maneira que os professores ensinam é mais direta e mais lúdica, o que torna mais fácil de entender. Eles buscam formas de sair da regularidade da sala de aula e prender a nossa atenção, pois é uma época do ano em que já estamos bem saturados dos estudos", conta.

De acordo com a coordenadora do POP, Renata Signor, a ideia do Aulão surgiu ainda em 2009, quando a prova se tornou parte do processo de ingresso no ensino superior. "Buscamos auxiliar o estudante, não somente na escolha da profissão e trajetória profissional, mas também prepará-los para a prova. Por isso fizemos a parceria com o Energia, para que eles consigam sanar as dúvidas e pegar algumas dicas para fazer a prova da melhor forma".

Renata assinala que, além dos alunos do Colégio, participaram estudantes de escolas de toda região atendida pelo POP. "Este também é um momento de descontração. Os professores que estão à frente das aulas tem todo um repertório para conseguir prender a atenção do aluno, que vem muito focado. Tudo para que eles se descontraiam e peguem todos conteúdos que podem cair na prova", conclui.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Energia