Bolsistas do Pibid da Unochapecó participam de eventos em Curitiba

A universidade é o ambiente que prepara as pessoas para seguirem uma profissão. Muito além de aulas, provas, trabalhos e leituras, o período da graduação é também de descobertas e viagens de estudos, que proporcionam ainda mais conhecimento. Para discutir o cenário das licenciaturas e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), sete acadêmicas e três professoras da Unochapecó participaram, de 11 a 14 de novembro, do III Encontro das Licenciaturas da Região Sul, do III Encontro do Pibid da Região Sul e do I Encontro do Residência Pedagógica da Região Sul, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Os eventos tiveram como objetivo a discussão das práticas de iniciação à docência e o estágio supervisionado na Residência Pedagógica. As atividades buscaram, ainda, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid e da Residência Pedagógica como política de formação e de valorização à docência, além do aprimoramento da educação.

A programação contou com palestra do professor Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, que abordou o cenário da educação a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também foram realizadas mesas de debate sobre a educação infantil, séries iniciais e ensino médio, bem como apresentações culturais e relato de experiências e atividades produzidas pelos estudantes e professores da rede municipal e estadual de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Pibid

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Estiveram presentes nos eventos as acadêmicas e bolsistas do Pibid, Priscyla Schultz, Jéssica Marinello, Eliana Teixeira, Luana Martinelli, Fernanda Ribeiro, Maiara Lippert, Julia Krauspenhaar, e as professoras Marinilse Netto, Sandra Bordin e Lilian Rodrigues. A coordenadora do Pibid, professora Marinilse, considera iniciativas dessa natureza como importantes, pois aliam as experiências próprias enquanto bolsistas do programa. “Esses eventos nos colocam a par de pesquisas realizadas por professores e estudantes de diferentes instituições de ensino superior. Essas pesquisas expõem experiências que nos parecem ser exitosas no campo da educação”.

Para a acadêmica do 6º período do curso de Letras da Unochapecó, Priscyla Schultz, o evento foi importante pois os conhecimentos e discussões sobre as licenciaturas e os documentos que regem a educação no Brasil auxiliam a pensar no futuro profissional e como agir diante do atual cenário da educação no Brasil. “O Pibid é essencial para mim, pois me permitiu o contato com a realidade da escola antes mesmo do estágio obrigatório. Além disso, durante o programa pude entender a posição dos estudantes com relação à língua portuguesa e planejar atividades diferenciadas nas escolas”, ressalta.

A estudante do 4º período de Artes Visuais, Eliana Teixeira,  também reforça que o evento foi importante para entender e compreender o que esperar nas escolas com as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases. "Sobretudo, como ser um professor diferenciado e a refletir sobre o que ensinar aos alunos na escola", finaliza.

Com informações de Priscyla Schultz*

Encontro