Foram registradas 174 doações na coleta de sangue realizada na Unochapecó

Geral

Gabriela Rodrigues é acadêmica do 4º período de Artes Visuais da Unochapecó. Pela segunda vez realizou a doação de sangue. A primeira ocorreu no início do ano, quando decidiu, através de um ato solidário, ajudar o próximo. Pela segunda vez como doadora a jovem não veio sozinha, trouxe o namorado, Eliton Tobias Delalibera, que doou sangue pela primeira vez incentivado por ela.

A estudante e seu namorado estiveram entre as 174 pessoas que fizeram a doação durante a campanha (entre os dias 12 e 13 de agosto), na Unochapecó. Uma estrutura especial foi montada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), no Plenário do bloco G para receber os doadores.

Há cerca de 14 anos, Unochapecó e o Hemosc realizam, todos os semestres, a coleta de sangue na universidade com o objetivo de motivar as pessoas e atentar para a importância da doação. Outro propósito é aumentar o volume de coleta para atender as necessidades dos 47 hospitais do Oeste e Extremo Oeste, atendidos pelo Hemosc de Chapecó.

doação

Conforme explica a coordenadora de captação de doadores do Hemosc em Chapecó, a assistente social Eliana Ribicki, todo tipo de sangue é “bem-vindo e necessário”. Contudo, os tipo sanguíneos que mais geram demanda são O+ e O-, uma vez que ambos são os mais transfundidos, e necessitam de estoque maior. Eliana avalia a participação dos estudantes e da comunidade como positiva, segundo ela, o envolvimento tem sido satisfatório em todos os anos, e conta com doadores veteranos, além dos novos.

Depois da doação, muitos sentimentos, o que Gabriela sentiu foi dever cumprido ao poder ajudar as pessoas, mesmo não as conhecendo. “A gente nunca sabe o dia de amanhã. Hoje eu não conheço ninguém que precise, mas quem sabe se em algum momento eu ou alguém de minha família vai precisar de transfusão. Então, nada mais justo do que ajudar e fazer o bem sem olhar a quem”.

Universidade
Sangue