Ceom desenvolve atividades durante a Primavera dos Museus

Texto Gabriel Kreutz*

Entre os dias 23 e 29 de setembro, em todo o Brasil, é celebrada a 'Primavera dos Museus'. A atividade, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, conta com diversas ações e neste ano possui a temática 'Museus por dentro, por dentro dos museus'. Mais uma vez, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó participará da semana com uma programação especial.

O Ceom inicia na segunda-feira (23/09) com a atividade 'Ceom na Internet', que segue até a sexta-feira (27/09). Através das redes sociais do Centro (Facebook e Instagram), será mostrado mais sobre o trabalho realizado. Com o mesmo objetivo, na terça (24/09) e na quinta-feira (26/09), acontece a atividade 'Por dentro do Ceom: conhecendo nosso dia a dia'. Nela serão visitados os laboratórios e reservas técnicas que normalmente não são mostrados aos visitantes.

Outro evento muito importante que ocorre durante a semana é o 2º Encontro de Educadores em Museus da regional Oeste Catarinense. A atividade acontece na quarta-feira (25/09) e é realizado em parceria com a Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM-SC). O encontro inicia pela manhã, às 09h30, com a palestra 'Mu(seu): a Educação Museal como forma de conexão com o público', ministrada pela museóloga Aline Tavares.

No parte da tarde, será realizada a apresentação da REM-SC e em seguida os educadores inscritos poderão realizar as apresentações de quinze minutos sobre suas ações educativas. Serão oito vagas para os educadores em museus e duas para professores das escolas públicas que quiserem apresentar o desdobramento das atividades que ocorreram nos museus.

A técnica em Educação Patrimonial do Ceom e coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina, Aline Bertoncello, conta que o tema proposto neste ano têm como objetivo proporcionar um olhar mais atento para as atividades que acontecem nos bastidores das instituições museológicas. "Pensando nisso, resolvemos proporcionar aos visitantes a visualização dos nosso trabalhos nos laboratórios e reservas técnicas. Além disso, desenvolvemos em parceria com a REM-SC, o 2º Encontro de Educadores em Museus. Este evento é muito importante para a região, pois é um momento de troca de experiências e de qualificação dos trabalhos das instituições, além de criar de fato uma rede que integre os educadores em museus da região", destaca.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Primavera dos museus