Minha Uno
Menu Busca

Ceom realiza oficina sobre preservação documental na Biblioteca Neiva Costella

Cultura

Texto Gabriel Kreutz*

 

Na última semana, o documentalista do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó Ademir Miguel Salini, realizou uma oficina sobre preservação do patrimônio documental em suporte papel para a equipe da Biblioteca Pública de Chapecó Neiva Maria Andreatta Costella. Esta ação faz parte da segunda etapa do projeto 'Memória impressa: preservação e difusão dos jornais históricos de Chapecó'.

A atividade apresentou alguns conceitos e dicas práticas de como preservar e conservar de forma adequada o acervo bibliográfico. "Foi possível sanar dúvidas do dia a dia quanto à conservação e preservação do acervo bibliográfico, trazendo dicas que podem ser incorporadas na rotina de trabalho dos servidores, beneficiando o acervo e, consequentemente, a comunidade que utiliza-o", relata a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca, Caroline Miotto Pecini.

O projeto 'Memória Impressa' foi contemplado no Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó 2019. Segundo Ademir, é importante realizar atividades como essa, para que as técnicas de preservação de documentos históricos se difundam. "Estas ações são parcerias fundamentais para a disseminação do conhecimento e primordial para que o patrimônio documental seja preservado e estejam acessíveis às futuras gerações", finaliza.

 

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Preservação documental
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image