Ceom realiza visitação guiada a sítios arqueológicos

Texto Ícaro Colella*

Na 17ª Semana Nacional dos Museus, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de maio, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó, com o intuito de engajar a comunidade, promoveu uma nova aproximação com o projeto Povoamentos Pré-históricos do Alto Rio Uruguai (Poparu). A programação contou com palestras sobre arqueologia e visitação guiada nos sítios arqueológicos de Águas de Chapecó e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Participaram do evento 101 pessoas, entre funcionários da Uno e alunos da rede pública da região.

O Poparu é um projeto de pesquisa científica que reúne pesquisadores brasileiros e de diferentes países. Desde 2013 o Ceom, em parceria com o Museu de História Nacional de Paris, realiza pesquisas arqueológicas nesta região. Para a coordenadora do projeto, professora Mirian Carbonera, as visitas guiadas são relevantes para compreender o passado e oferecer a oportunidade de produzir pesquisa científica, algo que aproxima as universidades da comunidade. Até o momento, os pesquisadores obtiveram datações inéditas que correspondem à ocupações humanas de aproximadamente 12 mil anos, isso caracteriza o sítio como o mais antigo de Santa Catarina.

Visita ao Instituto Piraqué

Para o evento em comemoração à Semana dos Museus, foram realizadas viagens com turmas escolares, onde o roteiro iniciou no Ceom a fim de apresentar as frentes de trabalho e laboratórios. Depois os participantes foram encaminhados até o Instituto Goio-En, que fica em Águas de Chapecó e está abrigando os arqueólogos pesquisadores. Os visitantes conheceram as instalações do Instituto e o projeto Piraqué, que atua na preservação da diversidade genética dos peixes nativos migradores do Rio Uruguai. Depois de conhecer o local, os participantes deram início na visita às escavações. Em um momento de troca, os arqueólogos apresentaram os sítios, conversaram e tiraram dúvidas que surgiam no momento. Segundo a técnica em Educação Patrimonial do Ceom, Aline Bertoncello, os participantes relataram que a visita oportunizou a compreensão da importância do patrimônio arqueológico de Chapecó.

"Recebemos um feedback muito positivo, tanto de técnicos da Unochapecó, quanto de professores e alunos das escolas".

A palestra 'Geoarqueologia no Alto Rio Uruguai: 12.000 anos de interação entre o homem e o ambiente no Oeste Catarinense', ministrada por Marcos César Pereira Santos também fez parte da programação, para exemplificar os aspectos geoarqueológicos da região do Alto Rio Uruguai. A temática escolhida foi a tese de doutorado do professor, e é fruto das atividades científicas desenvolvidas em parceria com o Ceom, Unesc e Museu de História Natural de Paris. "A Semana dos Museus foi uma oportunidade de realizar atividades diferenciadas, que fortalecem e trazem visibilidade aos museus. Além do mais importante, que é estreitar os laços com a comunidade", finaliza Aline.

*Estagiário, sob supervisão de Gabriel Kreutz

Escavacoes