Acadêmicos de Produção em Audiovisual aliam teoria e prática durante produção de videoclipe

Geral

O curso de Produção Audiovisual da Unochapecó realizou a produção de um videoclipe para a banda Carlota Joaquina como parte das atividades da disciplina Laboratório Audiovisual I, envolvendo acadêmicos do 1° semestre. A produção começou a ser pensada ainda em novembro de 2011 durante discussões criativas e as gravações aconteceram entre os dias 12 e 23 de dezembro.

A produção foi toda realizada e idealizada pelos estudantes, que também assumiram funções específicas dentro da disciplina, sob orientação de um professor. O conceito do videoclipe não partiu de uma única pessoa mas da união e discussão das sugestões de todos os estudantes com o professor.

Para a estudante Sabrina Zimmermann, o videoclipe contribuiu para o aprendizado, porque segundo ela “você só pode aprender a teoria se você a coloca em prática”. Ela ainda acrescenta dizendo que “em um curso como Produção Audiovisual produções como essas são fundamentais” e, segundo ela, o curso está conseguindo cumprir essa função. Já para o estudante Luan Zanchet: “trabalhar em equipe fez com que eu aceitasse outras opiniões além da minha, e enxergar as coisas de outros pontos de vista pra conseguir um resultado melhor na produção”.

Os estudantes ainda afirmaram que essa primeira produção ajudou na compreensão exatamente de como funciona o set de filmagem, os bastidores, o trabalho em equipe, e as formas de lidar com as dificuldade e as surpresas da produção. O produto final foi lançado durante o projeto Unocultural da Unochapecó, que tem por objetivo levar apresentações culturais gratuitamente a região Oeste de Santa Catarina.

Para ver o videoclipe clique aqui e para conferir a matéria de lançamento da produção, acesse aqui.