Conheça a história de Vanessa, que se forma em Nutrição nesta sexta

Profissão

Texto Jessica De Marco*

Superar os próprios limites sempre fez parte da vida de Vanessa Fátima Felício, de 28 anos. A jovem, diagnosticada com paralisia cerebral, é um grande exemplo de que quando se tem determinação não há barreiras para atingir os objetivos. Prova disso é a concretização do seu grande sonho: se formar em Nutrição. Ela receberá o diploma pela Unochapecó nesta sexta-feira (24/03), durante a Formatura Institucional da Universidade.

Feliz com a mais nova conquista, Vanessa conta que enfrentou muitas dificuldades até alcançar esse sonho, especialmente na infância, quando os primeiros sinais da paralisia cerebral surgiram. "Meus pais perceberam algo quando era pra eu começar a caminhar e não conseguia", relata a jovem.

Aos três anos de idade, Vanessa começou a frequentar a Apae, que muito lhe auxiliou no processo de tratamento, principalmente na parte de fisioterapia. "Os anos se passaram e os professores perceberam que eu tinha condições de aprender mais, pois a minha deficiência era somente motora". Isso possibilitou que Vanessa, aos oito anos, começasse a frequentar uma escola regular, trilhando uma trajetória que ela muito se orgulha, já que sempre obteve boas notas, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

swrewEncerrada essa etapa, eis que surge o momento de escolher qual carreira seguir. E ela nunca teve dúvidas: queria atuar na área da saúde. Por ser apaixonada pela culinária, optou por Nutrição na Unochapecó. Assim, aos 23 anos, realizou o sonho de ingressar na Universidade.

Durante o período acadêmico, Vanessa trilhou um caminho de muito esforço. "Sempre é possível realizar nossos sonhos. E o meu, de fazer Nutrição, eu conquistei com a ajuda dos professores e da minha família. Agradeço toda a Uno que sempre me acolheu", fala a estudante, que dedicava oito horas do seu dia para os estudos.

Mas os planos de Vanessa para chegar cada vez mais longe não param por aí. Ela planeja cursar uma pós-graduação na área de nutrição esportiva para um dia, quem sabe, trabalhar na Chapecoense. Uma forma que encontrou de unir suas duas paixões. Atualmente ela atua como auxiliar de Nutrição na Unimed.

Primeiros passos

Ainda quando estava na Apae, Vanessa conheceu a professora da Unochapecó, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, que na época atuava na Associação como pedagoga. Segundo ela, a aluna sempre foi uma criança inteligente, determinada e que desafiava suas limitações motoras. "É um orgulho fazer parte da história da Vanessa. Nutrimos um amor mútuo, pois nosso vínculo criado na infância permanece até hoje".

A professora ainda comenta que foi uma alegria imensa reencontrar a jovem nos corredores da Unochapecó e lembrou de um fato que ela diz marcar sua vida. "Ao final do primeiro ano na escola regular, Vanessa recebeu aprovação com notas máximas. Ela fez uma cópia de seu boletim e no seu verso elaborou um lindo cartão de natal e me deu de presente. Uma recordação que guardo até hoje com muito orgulho e carinho".

Formatura Institucional

Vanessa e outros 237 alunos da Unochapecó receberão o diploma de Ensino Superior nesta sexta (24/03), na Formatura Institucional. O evento inicia às 18h30, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, e contará com estudantes de 28 cursos de graduação da Universidade.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
Superação