Curso de Biblioteconomia realiza aula inaugural

No último sábado (13/02), ocorreu a Aula Inaugural do Curso de Biblioteconomia da Unochapecó. A primeira aula do curso contou com a participação da vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Silvana Muraro Wildner, o diretor da Área de Ciências Humanas e Jurídicas, professor Gláucio Wandré Vicentin, a coordenadora do curso, professora Miriam Mattos, a coordenadora da Unochapecó Virtual, Marcela do Prado, professores e alunos do curso.

O curso, vinculado à Área de Ciências Humanas e Jurídicas, é ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), disponibiliza 50 vagas semestrais e tem duração de três anos e meio. De acordo com a coordenadora do curso, professora Miriam Mattos. “O curso de Biblioteconomia nasce devido à carência de profissionais no interior do estado, pois, até então, os dois cursos de Biblioteconomia existentes em Santa Catarina estão em Florianópolis”, ressalta Miriam.

uno

A Unochapecó é a segunda instituição do país a ofertar esse curso na modalidade EaD, sendo este o primeiro curso ministrado a distância pela Instituição. Na aula de abertura a professora Elizete Vitorino, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrou a palestra “Metodologia de ensino via educação a distância (EaD)”. Também foi realizada uma mesa redonda sobre “Entidades de Classe na Biblioteconomia”.

O bibliotecário pode atuar em bibliotecas universitárias, escolares e especializadas (direito, saúde, administração), como também na gestão da informação e do conhecimento em outros ambientes, tais como, cartórios, escritórios de contabilidade e direito, agências de publicidade e editoras. A informação é objeto de trabalho do bibliotecário e as tecnologias de informação e comunicação são ferramentas essências para desenvolvimento de sua profissão.

Uno
Inauguração