Curso de Biblioteconomia recebe documentalista do CEOM para aula

A Biblioteconomia é uma área do conhecimento que se ocupa da organização, gestão e disseminação da informação em diversas formas e contextos. Por estar em contato com todas as áreas do conhecimento no cotidiano da profissão, é fundamental que os bibliotecários compreendam a interdisciplinaridade ainda na graduação. Essa abordagem permite ao estudante desenvolver habilidades para lidar com questões complexas e desafios do mundo da informação, integrando conhecimentos teóricos e práticos de diferentes áreas.

Para proporcionar uma visão ampla e crítica da realidade em que os futuros bibliotecários estarão inseridos, promovendo uma atuação mais efetiva e inovadora em sua profissão, o curso de Biblioteconomia da Unochapecó investe em parcerias, inclusive institucionais. Neste módulo do curso, os acadêmicos puderam acompanhar uma conversa com o documentalista que atua no Centro de Memória do Oeste (CEOM), professor Ademir Miguel Salini.

A atividade foi realizada na disciplina de ‘Formação e Desenvolvimento de Coleção’, ministrada pela professora Jéssica Bedin. O objetivo foi propiciar aos alunos discussões conceituais, e principalmente, evidenciar ações práticas de preservação, conservação e restauração de coleções bibliográficas, a partir da experiência do CEOM. A docente explica que a profissão de documentalista também pode ser exercida por bibliotecários, tornando- se uma opção de carreira.

“Quando pensamos na coleção de uma biblioteca, um dos aspectos que precisamos levar em consideração é a conservação, preservação dos acervos, e o professor Ademir tem conduzido os trabalhos no CEOM por muitos anos. Nessa interação, ele trouxe um pouco da experiencia dele com a documentação, o que foi muito bacana pela referência que é o CEOM na preservação da memória da nossa região”, afirma Jéssica.

Trazer profissionais do mercado como fonte registra a importância da vinculação entre os assuntos, além de sensibilizar os estudantes pela compreensão do tema quando se depararem, em uma unidade de informação, com documentos históricos ou que irão exigir mais cuidado na conservação. “Importante poder contribuir com a formação destes profissionais responsáveis por organizar, proteger e disseminar a informação. Que esta aula possa instigar os futuros Bibliotecários a conhecer mais sobre as práticas de conservação em seus espaços de trabalho, para assim, proteger de forma segura os acervos”, estima Salini.

No canal do curso de Biblioteconomia no YouTube, é possível acessar essa e outras palestras. Acompanhe!

Interdisciplinaridade
Ead