Curso de Jornalismo se destaca no Enade 2018

Texto Christopher Marin e Stefania Martinelli*

Uma das maneiras de avaliar o ensino de uma universidade é por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova possui questões relacionadas aos conteúdos abordados durante toda a graduação e é aplicada para os formandos. Alcançando a média 4, numa avaliação onde o conceito máximo é 5, o curso de Jornalismo da Unochapecó teve um desempenho muito positivo no exame, que é um importante indicador de qualidade do ensino superior.

Apenas quatro cursos de bacharelado em Jornalismo de universidades catarinenses obtiveram notas acima de 4 no Enade 2018, e das que foram classificadas nesta nota, uma delas é a Uno. A avaliação foi realizada em novembro do ano passado e teve o resultado divulgado neste ano, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova avaliou o aproveitamento dos egressos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas matrizes curriculares, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais ao aperfeiçoamento da formação. Além disso, o nível dos estudantes com relação à realidade atual do Brasil e do mundo também foi abordado no exame.

Para o coordenador do curso, professor Alexsandro Stumpf, a nota 4 no Enade significa dar visibilidade à qualidade do ensino acadêmico, que se produz tanto em sala de aula, quanto nos laboratórios de ensino e nas práticas de extensão.

"São as ações realizadas pelos professores, em conjunto com os estudantes, que demonstram a qualidade do nosso corpo docente e a qualidade com a qual nós pensamos a formação do jornalista crítico, investigativo e cidadão", conta.

A egressa Jordane Sartoretto, diz que durante toda a graduação sempre ouvia falar sobre o Enade, e que ela e sua turma tiveram a preocupação por obter um resultado positivo. "Agora, a gente vê que conseguiu um conceito muito bom. Isso é importante tanto para o curso de Jornalismo quanto para a Universidade, mas também para nós, porque ter uma nota boa mostra como que conseguimos adquirir todos os conhecimentos da graduação”, diz Jordane.

Para o egresso Luiz Felipe Giachini, fazer o Enade deixou a turma receosa no começo, pela responsabilidade de carregarem o nome do curso e da Instituição. No entanto, puderam mostrar que o mesmo tem força no mercado e que tende a garantir ótimos índices futuros por estar em constante atualização. Além disso, ele aponta que a pluralidade das estratégias de ensino-aprendizagem foi bastante eficaz, visto que há diversos segmentos e campos de atuação que abrangem a área do jornalismo.

A tendência que Luiz Felipe prevê, é que as próximas avaliações continuem com bons resultados e que a nota de sua turma mostre como o Jornalismo da Unochapecó está construindo a comunicação na região Oeste.

"A prova foi apenas um componente que nos permitiu, também, registrar um pouco do impacto que o curso tem na sociedade local. Essa nota, além de qualificar nosso currículo enquanto estudantes e profissionais, transmite a credibilidade que o Jornalismo necessita", conclui.

*Estagiários da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Jornalismo