Minha Uno
Menu Busca

Iniciam as aulas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, para 77 estudantes da Unochapecó

Geral

O clima chuvoso da manhã de sábado, 12 de abril, não desanimou os 77 estudantes beneficiados com bolsa do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Muitos acordaram cedo e enfrentaram viagens de mais de uma hora e meia para participar da aula inaugural, realizada no campus da Unochapecó, em parceria com a Secretária de Estado da Educação de Santa Catarina, que transmitiu via web conferência para todas a universidades integrantes do programa.

Centenas de estudantes de várias universidades do Estado receberam informações e detalhes sobre o programa e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. A aula inaugural marcou o início de um importante processo de formação que deve resultar em bons frutos em um futuro breve, comenta a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla. “É a terceira edição e este ano a Uno superou a expectativas. Foram mais de 185 inscritos para 77 bolsas. Esse é o resultado do esforço da equipe da universidade que se empenhou para que os estudantes tivessem acesso a esta ação”. Para a vice-reitora, os estudantes têm uma oportunidade impar de desenvolver outras competências e de se comprometer ainda mais com o processo de construção do desenvolvimento da região Oeste de Santa Catarina, como é proposta também do governo do Estado.

foto

Através da Diretoria de Extensão da Unochapecó, foram realizadas discussões para a formatação do edital e do próprio curso, que contou com o apoio da Diretoria de Ensino, dos diretores de áreas e coordenadores de curso, incluindo o mestrado e docentes da Unochapecó, e dos supervisores das Gerências de Educação da região, parceiras do programa. O resultado desse esforço foi a criação de um curso no qual o estudante seja protagonista de sua formação ao participar do curso de extensão, a partir do (re)conhecimento das potencialidades e fragilidades das políticas e ações voltadas ao desenvolvimento da região e de sua comunidade. 

Com o apoio do mestrado da Unochapecó em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, os estudantes terão contato com a perspectiva do desenvolvimento regional inclusivo a partir da ação e interação do ator (profissional) inserido na sociedade. Segundo o professor do mestrado Claudio Machado Maia, a intenção é que o estudante se manifeste e, minimamente, se organize fazendo suas solicitações ao governo e contribuindo para a criação de políticas coerentes com as expectativas da sociedade.

A dinâmica das aulas, segundo o professor Claudio, atua de forma teórica inclusiva, construída a partir das expectativas e do interesses dos alunos envolvidos no projeto. “Estudamos o desenvolvimento regional a partir dos valores, da história e da cultura da sociedade e que essa concepção seja a partir do olhar da sociedade”, explica o professor. Segundo ele, desde a primeira aula o estudante vai interagir, percebendo a importância do ator possuir inserção na sociedade, sugerir e, se for o caso, intervir, de maneira que as politicas sejam voltadas à sociedade e concebidas de baixo para cima.

foto

O estudante do sexto período de Agronomia Vilson Inácio Engelmamm, que mora em Águas de Chapecó, considera o programa interessante pois possibilita o aprendizado das ações que possam ser realizadas para proporcionar desenvolvimento à região. “As vezes não estamos envolvidos com estes projetos (políticas públicas) e não conseguimos compreender. Agora temos a oportunidade de aprender muita coisa que outros profissionais não têm acesso", declara.

Já Naiara Fiorini, de Coronel Freitas, estuda no terceiro período de Direito e considera muito especial e diferente a oportunidade de participar do programa. “Estou curiosa para saber sobre os assuntos que serão tratados. Pelo tema ser desenvolvimento, acho que isso vai me ajudar bastante. Além disso, todo o universitário gosta de uma ajuda, e 70% de desconto na mensalidade contribui muito nos gastos”, explica Naiara.

Quem também participou da aula inaugural foi a supervisora de Educação Superior da SDR Chapecó, Silvana Carlesso. Ela reforçou a importância para os vários municípios da região em oferecer aos estudantes a possibilidade de estudar e contribuir com o desenvolvimento local. “É um exercício da própria cidadania poder estar dentro de uma instituição de ensino superior”, complementou Silvana.

O Proesde

A iniciativa do Proesde foi viabilizado a partir de uma parceria entre universidades e o Programa de Bolsas de Estudo de Santa Catarina (Uniedu) e o governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Quilombo, Palmitos e São Lourenço do Oeste. Estudantes dos municípios de abrangência dessas SDRs foram beneficiados com bolsa e estão participando de um curso voltado ao desenvolvimento regional.

O programa reúne estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Visual, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação. São beneficiados acadêmicos de graduação, regularmente matriculados no primeiro semestre de 2014.

Também é necessário que o estudante resida há, no mínimo, dois anos, na área de abrangência de uma das Secretarias de Desenvolvimento Regional envolvidas no programa e ele não pode possuir outro tipo de bolsa de estudo oriunda de recursos públicos. Ele deve ter cursado pelo menos dois semestres da graduação e não ser concluinte em 2014, além de ter cursado o ensino médio de forma integral em escola pública, de forma parcial em escola pública, ou, de forma integral em escola privada.

O estudante selecionado recebe uma bolsa de estudos equivalente a 70% da mensalidade do respectivo curso de graduação, além do curso de extensão do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, com carga horária de 200 horas. Os editais são publicados anualmente, por isso os interessados devem acompanhar as publicações no site da Unochapecó através do unochapeco.edu.br/publicacoes e também do unochapeco.edu.br/bolsas.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image