Dados administrativos e financeiros da Universidade são compartilhados

Inovação

A comunidade acadêmica está mais próxima da gestão da Unochapecó. A partir de agora, é possível acessar dados administrativos, como orçamentos, estimativa de custos e convênios com outras instituições através do site unochapecó.edu.br/transparencia. No mesmo espaço, é possível acessar Relatórios de Gestão, além do Balanço Social e Patrimonial.

O site é um canal de comunicação e compartilhamento de informações com a comunidade, o que faz parte da proposta da atual gestão que tomou posse no início deste ano. “​Compreendemos que a transparência e o compartilhamento das informações da gestão são ações muito importantes para envolvimento da comunidade acadêmica”, afirma o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski.

Ainda de acordo com Claudio, o site permite um acompanhamento da sociedade sobre os dados da Instituição. “O mais importante é que todos terão acesso à convênios e contratos que a Universidade realiza com o setor público. Assim, qualquer pessoa poderá acompanhar como utilizamos os recursos públicos”, afirma o professor.​

O site disponibiliza documentos atualizados sobre o uso de recursos públicos, além de informações orçamentárias e contábeis. Essas informações estão disponíveis para o público em geral, que pode acompanhar a gestão de recursos. “O lançamento deste espaço associa-se a uma nova maneira de fazer gestão da Unochapecó. Isso permitirá uma compreensão maior sobre os caminhos atuais e futuros da nossa Unochapecó”, complementa Claudio.

Programa de gestão colaborativa

Além da Transparência Institucional, a gestão também está incentivando a participação da comunidade acadêmica com o Programa Compartilha. Através de reuniões, técnicos-administrativos, docentes e estudantes da Unochapecó podem contribuir com o futuro da Universidade através de sugestões. “Esta ação reforça o papel de Instituição formadora, que tem responsabilidade de dar exemplos no uso de recursos públicos”, comenta Jacoski.

Gestão
Dados