Inscrições para atividade encerram nesta quinta-feira, 24 de julho

Geral

Será realizado no sábado, 26 de julho, o 1º Seminário Regional do Curso de Extensão do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde/2014). A atividade é organizada pela Diretoria de Extensão da Unochapecó e terá como tema “O ensino superior e as práticas participativas relacionadas com a promoção do desenvolvimento regional”.

A atividade inicia às 08h no salão de atos da Unochapecó. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até nesta quinta-feira, 24 de julho, através do site unochapeco.edu.br/eventos. Além dos alunos do Proesde, podem participar os estudantes da graduação, pós-graduação, professores do ensino superior, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Reginais (SDRs) de Chapecó, Palmitos, Quilombo e São Lourenço do Oeste e comunidade.

Conforme a programação do Seminário, pela manhã será realizada uma Conferência de abertura ministrada pela doutora Virgínia Elisabeta Etges da Unisc/RS, com participação da doutora Arlene Renk, e professor Gilberto Luiz Agnolin. A atividade será mediada pelo coordenador do Proesde/2014 e professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, doutor Claudio Machado Maia. No período da tarde será realizado uma Mesa Redonda Síntese onde, também, serão apresentadas as pesquisas dos alunos das quatro SDR’s. Posteriormente será realizado um painel coletivo com a participação de professores do Poesde, convidados e interessados no tema.

Proesde

O programa foi viabilizado a partir de uma parceria entre universidades e o Programa de Bolsas de Estudo de Santa Catarina (Uniedu) e o governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Quilombo, Palmitos e São Lourenço do Oeste. Estudantes dos municípios de abrangência dessas SDRs estão participando de um curso voltado ao ensino do desenvolvimento regional, nomeadamente Curso de Extensão do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Além deste curso, recebem bolsa de estudos nos seus respectivos cursos de graduação na Unochapecó.

O programa reúne estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Visual, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Seminario
Proesde