Ensino básico é tema da aula inaugural do Mestrado em Educação

A aula magna do Mestrado em Educação, evento que marcou o início do semestre, aconteceu na última terça-feira (19/09). Através do tema “A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica”, o evento teve como objetivo refletir sobre a articulação entre os diferentes níveis de ensino. A palestra foi ministrada pela professora Flávia Obino Corrêa Werle, coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Além dos mestrandos, o encontro também reuniu professores do ensino básico de Chapecó e região.

A educação básica é um assunto abordado com bastante frequência nounochapeco Mestrado, já que a maior parte dos estudantes atua como professores ou diretores nas escolas básicas municipais e estaduais da região. De acordo com o professor Ricardo Rezer, o início de um novo semestre trás a expectativa de desenvolver novas pesquisas, além de dar continuidade ao conteúdo que já está sendo construído. “Estamos recepcionando a quinta turma do Mestrado em Educação. Os nossos estudantes têm a responsabilidade de desenvolver pesquisas em uma universidade comunitária e aplicar os conteúdos nas escolas posteriormente”, comenta.

Para a professora Flávia, os estudantes de programas de pós-graduação devem ser protagonistas na articulação entre a Universidade e a educação básica. “A interlocução entre a educação básica, a graduação e pós-graduação é necessária, pois cada item depende do outro para funcionar corretamente”. Ela explica que quando a educação básica falha, os estudantes tornam-se menos interessados em educação continuada.

Aula magna