Encontro debate as práticas do ensino na rede pública

Geral

Foi realizado na Unochapecó na sexta-feira, 24 de outubro, o encontro do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM): potencializado a formação continuada de professores no Oeste catarinense. O evento coordenado no Oeste pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) junto com a Unochapecó, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) reuniu representantes de 18 Gerências Regionais de Educação (Gered) do Oeste catarinense para debater as práticas da educação no ensino médio.

O PNEM é uma ação do Ministério da Educação (MEC) voltada para a formação de professores da rede pública, buscando formular e implementar políticas para elevar o padrão de qualidade do ensino médio brasileiro, em suas diferentes modalidades. Os docentes que integram o projeto recebem ao longo do ano 200 horas de capacitações para aperfeiçoar o ensino na sala de aula.

penemConforme o coordenador geral do PNEM do Oeste, Willian Simoes, são cerca de 4,5 mil professores na região Oeste que participam do projeto dos quais cerca de 4 mil recebem uma bolsa no valor de R$ 200,00 para realizar o curso. “O ganho do programa é transformar a escola, é acreditar na escola como espaço de formação. Sempre se pensou em grandes palestras e pessoas 'iluminadas' dizendo o que nós devemos fazer mas o foco deste debate não é o grande público e sim a escola, é o professor estudando e pensando a escola, o currículo e as atividades pedagógicas” destaca Willian.

Ao final da atividade foi realizado a socialização dos trabalhos e a elaboração dos cadernos regionais onde foram elencados ações que estão sendo desenvolvidas, a avaliação de pontos positivos e negativos, das potencialidades e áreas que podem ser avançadas rumo a melhoria da qualificação do professor. Posteriormente o documento será encaminhada ao MEC para compor os cadernos de estudos dos professores do PNEM.

Pnem
ensino