Minha Uno
Menu Busca

Egressa de Contábeis explora novas perspectivas da profissão na Irlanda

Profissão

Texto Alana de Bairros*

 

Viajar mundo afora e conhecer outras maneiras de falar, agir e viver é um desejo que nasce na infância e segue com grande parte das pessoas. O desejo por conhecer outras culturas e desbravar o desconhecido é o que muitas vezes mantêm as pessoas focadas no futuro. Para Débora Vendruscolo, egressa de Ciências Contábeis da Unochapecó, esse futuro chegou abrindo portas para novas possibilidades em sua vida e carreira. A jovem formou-se na Unidade de São Lourenço do Oeste em 2016, e dois anos depois, estava de malas e coração preparados para atravessar o Oceano Atlântico e explorar as oportunidades que a Irlanda reservava.

Inicialmente, o objetivo do intercâmbio era aperfeiçoar a fluência na língua inglesa e conhecer uma nova cultura. Na capital do país, Dublin, trabalhou como camareira e faxineira para manter-se nos primeiros meses. "Sempre que eu comentava que era formada em Ciências Contábeis, as pessoas me incentivavam a procurar emprego na área", conta. Encorajada, enviou seu currículo à empresa localizada no prédio onde trabalhava com serviços de limpeza. 

Após um processo de três meses e duas entrevistas, o e-mail de confirmação: Débora era a nova Trainee em Contabilidade em uma multinacional americana. A empresa atua no segmento de serviços corporativos, institucionais e internacionais, gestão de investimentos e bancos privados. Efetuar reconciliação bancária e preparar documentos de auditoria para empresas, são algumas de suas principais funções. Além disso, trabalha com elaboração de declarações financeiras e gerenciamento de pagamentos de impostos e taxas.

Com o contrato dividido entre tempo integral e meio período, Débora concilia o emprego com as aulas de inglês do intercâmbio. "No início, minha maior dificuldade foi o inglês técnico, que eu não tinha conhecimento, e em relação aos impostos, já que cada país tem sua forma específica de tributação", comenta. No entanto, em pouco tempo habituou-se com essas situações. "Encarei como um novo aprendizado e evolução de conhecimento", complementa.

A jovem está a mais de oito mil quilômetros de sua terra natal há quase 14 meses. Graças à graduação, Débora vive experiências únicas e constrói uma carreira com novas perspectivas. "Sou muito grata ao curso de Ciências Contábeis da Unochapecó. Essa profissão é muito promissora no Brasil e ganha um destaque importante no exterior, além de abrir muitas portas para os bons profissionais na área", finaliza.

A coordenadora de Ciências Contábeis, professora Daniela Di Domenico Provin, ressalta que o curso sempre busca motivar e apoiar os acadêmicos para vivências internacionais, com apresentação de cases de sucesso e divulgação de bolsas e oportunidades. Além disso, salienta o orgulho em ver os egressos bem sucedidos, aproveitando oportunidades que agregam na vida pessoal e profissional. "Todo o conhecimento repassado em sala de aula é útil durante estas experiências e serve como base para garantir ótimas oportunidades no exterior", reforça. 

 

*Estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

COMPARTILHE
TAGS
Sao lourenço
Intercambio
Ciencias contabeis

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image