Atividade realizada em Campo Grande teve participação de 28 estudantes e dois professores da Unochapecó

Geral

O II Encontro Nacional de Acadêmicos Indígenas buscou criar um espaço de discussão e socialização de pesquisas e trabalhos sobre o tema Políticas Públicas para os Acadêmicos e Egressos Indígenas: Avanços e Desafios. Dessa forma a atividade permitiu contribuir para a formação de profissionais indígenas que melhor atendam as demandas de suas comunidades e também realizar a troca de experiências entre pesquisadores e estudantes de todo o país.

A atividade foi realizada entre os dias 04 a 07 de agosto na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Representando a Unochapecó, estiveram presentes 28 estudantes do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, acompanhados da coordenadora do curso Teresa Machado Dill e o professor Gilberto Oliari.

Conforme explana Teresa, no evento foi possível debater formas para a universidade não distanciar o estudante indígena da sua comunidade e como utilizar diferentes instrumentos em prol da comunidade, articulando métodos tradicionais aos conhecimentos da academia. “O índio precisa se posicionar, garantir os valores. Para isso, temos de ter instrumentos, aparatos teóricos para fortalecer os valores que foram silenciados. É preciso reposicionar as Instituições de Ensino Superior para catalizar e agenciar técnicas científicas com os conhecimentos indígenas”.

Licenciatura indigena
Encontro