Imagens do concurso de fotografia sobre a Guerra do Contestado serão publicadas em um livro

Geral

Sessenta e cinco fotografias foram selecionadas no concurso organizado pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), com a temática “Centenário da Guerra do Contestado” (1912-1916). O propósito do trabalho é divulgar as imagens atuais e dialogar com fotografias históricas. Posteriormente, será publicado um livro que abordará o Contestado através dessas imagens.

Entre os 27 inscritos no concurso, estavam pessoas com idades entre 9 a 58 anos, fotógrafos amadores e profissionais. As fotografias apresentam aspectos como paisagens, natureza e a ocupação humana na região envolvida na Guerra do Contestado. Esse concurso faz parte de uma série de ações do projeto “Contestado: desvendando os cem anos da guerra”. O objetivo é difundir a história da guerra, através de fotografias históricas e imagens atuais que retratam a região do conflito. “Existe muita pesquisa sobre o assunto e várias publicações, mas ensino escolar, muitas vezes, essa temática não recebe tanta atenção. Mas agora, com o centenário, muitas instituições estão empenhadas na divulgação em materiais relacionados ao contestado”, comenta o documentalista do Ceom, Ademir Miguel Salini.

O Contestado entre páginas

As imagens selecionadas pelo concurso serão publicadas em um livro, no qual também serão incluídas fotos históricas, como as produzidas pelo fotógrafo Claro Jansson, que percorreu a região na época em que o conflito estava acontecendo. Jansson nasceu na Suécia, mas morou com seus pais em Jaguariaíva, no Paraná e depois se mudou para outras cidades no estado, além do Rio Grande do Sul. O livro, que será publicado no primeiro semestre de 2015, terá pequenos textos (em português e inglês) para situar o leitor. No entanto, antes do livro ser lançado, nenhuma fotografia pode ser divulgada, em razão do ineditismo.

novo texto ceom

Para o produtor audiovisual, Fernando Sbeghen, um dos classificados no concurso, participar de um projeto como esse, o faz querer produzir ainda mais, a fim de compartilhar seus trabalhos e vivências, além de conhecer a história da região, seja fotografando ou filmando. “A fotografia é meu olhar sobre os detalhes da vida. Neste caso, registrando as viagens que faço. Estive de passagem pela região do Contestado, onde surgiu o interesse de enviar fotos relacionadas a temática proposta. Com a câmera na mão (Iphone4s), sai para conhecer a cidade e fotografar, mais pelo interesse do registro, não pensava que o material poderia ganhar tanta visualização”, relata Fernando sobre a sua participação.

O projeto é desenvolvido com patrocínio da Caixa Econômica Federal, em parceria com a Unochapecó, CEOM, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Chapecó, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Contestado (UnC) e Prefeitura Municipal de Irani.

Contestado
Concurso