Estudantes apresentam projetos para registro no INPI

Na última quarta-feira (26/10), os mestrandos do Programa dePós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó (PPGTI), se reuniram com a reitoria da Universidade para apresentar a proposta de três projetos para registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os trabalhos foram coordenados pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da Unochapecó (NITT).

Os projetos envolvem inovações tecnológicas voltadas para o setor produtivo, por meio de pesquisas ou investimentos que aumentem a eficiência do processo produtivo, resultando em um inédito ou aprimorado produto. "As propostas ainda estão em processo de estudo e formulação. Por isso, o registro de patente junto ao INPI é importante, pois garante a segurança do projeto, desde a sua concepção até o produto final", explica o coordenador adjunto do Programa, professor Cristiano Reschke Lajús.

Projetos apresentados

Método de clorofilometria por imagem digital: propõe desenvolver uma técnica de clorofilometria (verificação do estado nutricional das plantas a partir do teor de clorofila relacionado à coloração das folhas), de baixo custo buscando melhorar os índices de produtividade e rendimento obtidos em lavouras de milho no oeste de Santa Catarina, visando também diminuir a poluição do ambiente por nitrogênio.

Sistema urbano de produção agrícola: propõe o desenvolvimento de um sistema modular de produção de hortaliças de manejo baseado em Agricultura de Precisão (AP), com a finalidade de possibilitar ao usuário do sistema, em ambiente protegido, tanto a produção para consumo próprio, quanto para fins comerciais, dada a modularidade de sua concepção.

Sistema para detecção de partículas presentes em produtos alimentícios: Compreendido por um nanosensor óptico, que através da variação de ondas eletromagnéticas visíveis e não visíveis ao ser humano, fará a detecção das mais variadas substâncias inconformes em produtos alimentícios.

Projetos
Ppgti