Os trabalhos acerca da diversidade dos animais foram apresentados no XV Congresso Argentino de Herpetología

Geral

Estudantes do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA e do curso de Ciências Biólogicas da Área de Ciências Exatas e Ambientais apresentaram suas pesquisas no XV Congresso de Herpetología, realizado em Mendoza, Argentina, no período de 07 a 10 de outubro de 2014. Os estudos abordam a diversidade e a conservação de anfíbios na Mata Atlântica do Sul do país.

O objetivo das pesquisas é identificar as características do ambiente que influenciam na presença das espécies, assim como as principais ameaças à sua conservação. Ao todo, foram três trabalhos apresentados sobre os anfíbios da região, os quais contribuem para a compreensão sobre as ameaças à conservação deste grupo em nível global.

Os anfíbios representam o grupo de vertebrados mais ameaçados de extinção da atualidade, cerca de 40% das espécies sofrem um declínio populacional. De acordo com a professora e orientadora das pesquisas Elaine Maria Lucas Gonsales, na Mata Atlântica existem 543 espécies conhecidas, que equivalem a 7,7% das espécies do mundo. "Todas as espécies ameaçadas de extinção do Brasil ocorrem na Mata Atlântica, e as pesquisas investigam qual o real status de conservação das espécies, podendo contribuir para a definição de políticas públicas regionais em prol da conservação", acrescenta.

O levantamento de dados foi feito em riachos da Floresta Nacional de Chapecó (Flona), em parte da reserva legal da Aurora, na comunidade de Linha Água Amarela em Chapecó, Parque Nacional das Araucárias em Ponte Serrada e no Parque Estadual Rio Canoas (PERC) em Campos Novos. As pesquisas e as análises são feitas pela acadêmica e bolsista de iniciação científica do curso de Ciências Biológicas, Joana Priscilla Bischetti, pelo mestrando do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Fernando Ferreira e pela técnica do programa e da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu, Veluma Ialú Molinari De Bastiani.

O Congresso

O evento contou com a presença de pesquisadores brasileiros e de outros países  como Bolívia, Paraguai e Uruguai. Durante o congresso, as conferências e simpósios trataram principalmente sobre conservação de anfíbios e répteis na América do Sul. A participação em eventos científicos representa uma experiência fundamental aos estudantes de graduação e pós-graduação, pois além de qualificar à formação profissional e cidadã, os aproxima de pesquisadores e divulga as pesquisas desenvolvidas pelos professores e estudantes da universidade.

pesquisa