Objetivo da visita foi aprofundar questões históricas, políticas e sociais da região

Geral

Os estudantes do curso de Artes Visuais da Unochapecó, acompanhados da coordenadora do curso, Sonia Monego, e de outros professores, realizaram viagem de estudos para Santo Ângelo e às ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. A atividade teve como objetivo aprofundar conhecimento nas questões históricas, políticas e sociais, bem como verificar como a arte se inseriu neste contexto. Compreendendo a partir disso, as influências Europeias na arquitetura e escultura da região, como o Barroco Missioneiro.

A estudante do curso de Artes Visuais, Dariana Lima, considera de grande importância às viagens de estudos propostas pela instituição. “Lembro-me de ter estudado sobre as Missões, lido em livros e observado gravuras, mas foi muito emocionante pisar no solo aonde aconteceu um fato histórico em que nossos ancestrais lutaram e morreram pela nossa liberdade e igualdade”, observa.

Dariana declara ainda que seria muito bom se todos tivessem a oportunidade de conhecer este espaço tão importante para entender a história da região. “Procurei escutar atentamente as explicações dos guias, registrei em fotos a construção e tipos de materiais usados, seus estilos arquitetônicos e sua organização em sociedade para poder transmitir aos alunos mais informações sobre o assunto”, explica a estudante.