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Projeto VER-SUS, realizado pela primeira vez no Oeste, proporciona aos acadêmicos experiências no âmbito da saúde básica

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Acadêmicos de oito cursos da Unochapecó participaram do projeto VER-SUS (Vivenciar Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) entre 26 de julho a 03 de agosto de 2014. Realizado pela primeira vez no Oeste catarinense, o projeto concentrou cerca de 95 estudantes do ensino superior que visitaram diferentes espaços de saúde da região e depois produziram um relatório enviado ao Ministério da Saúde (MS). O propósito é proporcionar a vivência nos espaços do SUS e inserir os futuros profissionais como agentes transformadores desse sistema.

VER-SUS/Brasil, que surgiu em 2002 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pretende estimular a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, capazes de promover transformações. Para tanto, o projeto envolve acadêmicos de diferentes áreas possibilitando a todos compartilhar suas perspectivas sobre o funcionamento do SUS. Atualmente, o programa tem parceria do Ministério da Saúde (MS), Rede Unida, Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, União Nacional dos Estudantes (UNE) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). 

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Essa foi a experiência vivida pela a acadêmica do 9º período de Farmácia Aline Rohden. Ano passado o projeto foi realizado pela primeira vez em Santa Catarina, na capital, Florianópolis. Depois, outras cidades abraçaram a ideia e realizaram o projeto. No Oeste, entretanto, essa foi a primeira vez. Como membro da comissão organizadora, Aline conta que essa experiência permite aos acadêmicos se aprofundar na realidade da saúde pública. "Há uma desigualdade muito grande dentro das unidades de saúde, foi isso que eu pude perceber. Mesmo espaços na mesma cidade possuem formas de gestão distintas. A lei do SUS funcionaria muito bem se as pessoas que coordenam os postos, por exemplo, agissem de forma uniforme", desabafa a estudante. 

Assim como Aline, Marcelo Schabarum, graduando do 7° período de Psicologia, acredita que a participação foi totalmente satisfatória, isso porque o jovem pôde aplicar os conhecimentos da graduação no contato direto com os ambientes visitados. "Eventos como esse são muito interessantes, pois, trazem para nossa realidade acadêmica fatores e situações que enfrentamos quando atuarmos na sociedade. O VER-SUS proporciona um olhar de comprometimento ao contribuirmos para a consolidação do sistema, e evidentemente, o melhoramento dele". 

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Na edição do VER-SUS Oeste, em torno de 15 cidades foram visitadas, entre elas Chapecó, Xaxim, Xanxerê, São Carlos, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Nova Erechim e Saudades. Ao todo, 95 estudantes de diferentes universidades da região e estados vizinhos se envolveram nas atividades. Além das unidades básicas de saúde, espaços como Centro de Referência de Assistência Social, Lares de Idosos, aldeias indígenas, hospitais e ONGs receberam os acadêmicos. Depois das visitas, os viventes se reuniram com os grupos, debateram sobre as percepções e produziram relatórios que serão enviados ao MS como contrapartida, onde sugerem melhoramentos e apontam os benefícios do sistema. 

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