Fies e crédito estudantil são oportunidades para os estudantes da Unochapecó

Texto Jessica De Marco*

Diante do atual cenário, a Unochapecó buscou novas alternativas para que os estudantes possam seguir com o sonho de cursar uma graduação, e também para aqueles que desejam ingressar no próximo semestre. São chances dos acadêmicos financiarem suas formações com juros extremamente baixos, e iniciarem o pagamento após formados. Confira as opções disponíveis:

Fies especial

A maior novidade fica por conta da possibilidade de adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) no segundo semestre. Podem solicitar o financiamento, estudantes ingressantes em 2020/2, que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média ou nota superior a 450 pontos nas provas, além de não ter zerado na redação. Também é necessário comprovar que possui renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

Depois de formado, o estudante terá o pagamento descontado diretamente da sua renda. Ou seja, o pagamento será retido na fonte, mensalmente, a partir do mês subsequente à conclusão do curso. O prazo de pagamento poderá chegar a 14 anos, pois dependerá da renda do estudante após formado. O novo Fies possui taxas de juros reduzidas, podendo chegar a juros zero dependendo da renda familiar do candidato. O percentual mínimo de financiamento é 50%.

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, basta acessar o sistema de inscrição, clicar em ‘Minha Inscrição’ e em seguida em ‘Fazer Cadastro’. Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique na opção ‘Entrar com GOV.BR’, e informe o CPF e a senha cadastrada. Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies e faltará preencher as informações solicitadas pelo sistema.

Crédito estudantil

Os estudantes que não foram beneficiados com recursos públicos, por meio de bolsas de estudo, têm a oportunidade de acessar uma nova modalidade de crédito educacional o ‘CredIES-UNO’. Trata-se de uma parceria entre a Fundacred e a Unochapecó, que possibilita ao estudante pagar parte da mensalidade enquanto estuda e o restante ao concluir o curso.

Ao acessar o crédito educacional, a taxa administrativa é de 0.35% ao mês, ou 4.20% ao ano, a menor do segmento. Para o curso de Medicina, a taxa é ainda menor, de 0.19% ao mês ou 2.28% anual, computados entre a data da contratação do crédito e a efetiva restituição, pagos diretamente à Fundacred.

A solicitação do crédito é 100% online, basta acessar credies.org. Você também pode fazer uma simulação antes para ver como ficarão os valores das suas mensalidades.

Para mais informações sobre ambas as possibilidades, acesse a página do Setor de Bolsas no site da Unochapecó ou entre em contato pelo telefone 3321-8252.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Fies