Minha Uno
Menu Busca

Projeto Experimental vai ser utilizado pela Secretaria de Educação do Paraná

Geral

Dois profissionais formados pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Tatiane Bodaneze e Ernesto Antonini, têm o Projeto Experimental (PEX) reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. O projeto, desenvolvido em 2008 e 2009, é um audiovisual com jingle, idealizado para a organização não governamental (ONG) Taking It Global. A Secretaria de Educação do Paraná vai utilizar a letra do jingle original (em inglês) e sua versão em português para a produção de livros de ensino da língua inglesa.

ernestoA “campanha institucional para o crescimento da comunidade online da organização Taking It Global" foi desenvolvida com o objetivo de “inspirar, informar e envolver”, explica o publicitário Ernesto Antonini. O trabalho de entretenimento se une às novas tecnologias, como Web 2.0, surgindo uma nova maneira de construir a publicidade perante a sociedade. O entretenimento com conteúdo, o cinema com publicidade, a internet com questões sociais e as comunidades online com grandes movimentos ativistas: dessas somas surgiu a campanha institucional para promover o crescimento da comunidade online da “Taking It Global”. “É um ousado projeto experimental em comunicação, que busca muito mais que tornar público, busca o conhecimento multicultural”, completa Antonini.

O trabalho final é uma campanha publicitária institucional, inserindo nisso o audiovisual, o jingle, fotos, peças online e mídia impressa para aeroportos, entre outros fatores. Foram utilizados 17 idiomas diferentes na criação da campanha, mas os acadêmicos optaram  por usar o jingle em inglês para facilitar a universalização. Clique aqui para conferir o resultado.

“Não há sentimento que descreva a felicidade em ver um projeto feito com o coração quebrar barreiras e poder ser utilizado no ensino de jovens para que eles tenham acesso a outras culturas por todo o globo”, explica Ernesto quando questionado sobre como é ver seu trabalho reconhecido. Já Tatiane Bodaneze diz que “o reconhecimento é a certificação de que estávamos alinhados com um propósito verdadeiro e que, quando desenvolvemos este trabalho, queríamos mostrar o melhor, além de pôr em prática o que havíamos aprendido nos quatro anos de graduação”.  Ela completa: “Conseguimos, além de um material bonito para guardar na estante, material real com um sentido capaz de seguir em frente por si só”.

A ONG “Taking It Global” tem sua sede em Toronto, no Canadá, e veiculou a campanha desenvolvida pelos acadêmicos em 2009 e 2010.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image