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Pró-reitores de diferentes universidades se reuniram para avaliar o desenvolvimento educacional

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Entre os dias 20 e 23 de agosto foi realizado na Universidade do Extremos Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, o Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação – ForGRAD Nacional. O encontro teve o propósito de debater os 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e o Plano Nacional de Graduação do ForGRAD (PNG), com a temática “Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”.

Representando a Unochapecó, a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Maria Aparecida Lucca Caovilla, avalia o fórum pertinente ao contexto atual, quando a educação brasileira, especialmente o ensino superior, vive um momento de expansão e frequente reformulação. O evento contou com a presença de representantes das universidades brasileiras, Pró-Reitores de Ensino e Diretorias afins.

Segundo Caovilla, esse momento é muito importante, pois os efeitos do que é produzido hoje refletirão mais tarde. Nesse sentido, ela destaca o Programa de Acompanhamento e Autoavaliação Institucional (Prouno), criado na Unochapecó no início de 2014. “Esse programa visa garantir a efetivação da qualidade das atividades da universidade (ensino, pesquisa e extensão), e produz elementos para o autoconhecimento da instituição, reforçando a garantia do diferencial pela qualidade acadêmica, no caso da Unochapecó, que passa a ser a prioridade, voltando-se ao Índice Geral de Curso (IGC)”, pontua Maria Aparecida.

O ForGRAD tem dois objetivos gerais, o primeiro é formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns às pró-reitorias em nível nacional e regional; o segundo é possibilitar a integração dos pró-reitores, com vistas ao fortalecimento e socialização das ações relativas ao ensino de graduação no contexto nacional, de acordo com as singularidades de cada região.

A vice-reitora comenta, ainda, sobre a os cinco eixos que organizam as 10 dimensões buscadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para consolidar a cultura de avaliação dentro da universidade. “Preocupar-se com a qualidade do ensino significa que cada vez mais, diante do movimento de expansão da educação superior, a competitividade ficará mais acirrada. Ao nosso entender, a universidade deve ser referencial de qualidade no ensino de graduação e pós-graduação. E esses atributos procedem, não apenas, mas também, desse método de avaliação, do 'atentar-se' ao processo educativo”, completa. 

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