Oficina ensinou estudantes do curso de Artes Visuais a como trabalhar com a técnica

Geral

Traços cheios de significado e coloridos, que dão forma a voz das ruas. Os desenhos retratados pelo grafite são uma forma de expressão rica em detalhes e que sempre buscam passar uma mensagem. E no último sábado (25) parte do muro do estacionamento do Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, ganhou mais vida com o trabalho feito na oficina de grafite.

grafite

A ação fez parte das atividades do curso de Artes Visuais da Unochapecó, que reuniu estudantes e professores do curso em dois dias de atividades. Para a Coordenadora do curso, Sonia Monego, é importante para acadêmicos aprenderem mais sobre essa linguagem contemporânea. “A ideia da arte é isso, provocar as pessoas para que elas possam refletir sobre a arte, e entender qual a mensagem ela quer passar. O grafite é a cor, e a forma que envolve muito as pessoas e tá tendo uma aceitação maior na sociedade. Além disso, as pessoas já entendem que não é mais sujar o muro, mas sim uma arte, e que vai deixar uma marca interessante”, destaca a professora.

grafite

Experiência única que encantou a estudante do 6º período de Artes Visuais, Maria de Souza. “Foi a primeira vez que trabalhei com essa técnica e o mais bacana é poder conhecer a história do grafite, o que é, e o que não é, ajudou a mudar minha visão sobre esse tipo de arte. Com essa oficina aprendi a diferença entre pichação e grafite”, exaltou a estudante.

Ao todo participaram da oficina 25 estudantes de períodos diferentes da graduação. A atividade foi ministrada pelo artista Digo Cardoso, chapecoense que leva Brasil à fora a sua experiência no estilo street art, com referências no grafite e no universo relacionado à cultura e arte urbana.

grafite

O artista conta que começou a atuar com a técnica desde 2004 e hoje fica contente com a aceitação do grafite na cidade. “É importante que as pessoas entendam que o grafite é não é pautado por um assunto, uma temática definida. Ele é a arte da rua, essa é a sua essência”, explica Cardoso.

Grafite