Chegou o grande dia para os formandos de Medicina

Profissão

Texto Ana Vertuoso*

"Não existe uma palavra para definir como a gente se sente. É um turbilhão de sentimentos, uma alegria infinita". A fala é de Sabrina Maria Lemes da Silva, formanda de Medicina da Unochapecó que cola grau hoje (12/12), e que descreve bem o que certamente passa pela cabeça de cada um de seus 36 colegas. Após seis anos de muito estudo, os futuros profissionais vão celebrar essa nova conquista no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, a partir das 18h30.

Mesmo antes de receber o tão desejado diploma, Sabrina conta que já sente uma certa nostalgia em relação aos momentos que viveu com os colegas. "Começamos a sentir saudade dos colegas que se tornaram amigos, que queremos levar para a vida inteira, mas é uma saudade boa porque a gente sabe que todos estão indo para diversos caminhos, por muitos lugares do Brasil e fora do país. Então a gente sente saudade, mas nós sempre vamos estar conectados de alguma forma porque vivemos muito tempo juntos".

No entanto, não foram somente os colegas que tiveram um papel importante na formação de Sabrina. A Universidade e toda a comunidade acadêmica também vão deixar muitas lembranças boas.

"Eu vim de outra instituição, mas meu sonho sempre foi estudar aqui porque sou chapecoense, queria ficar perto da minha família e, também, porque acredito que a Unochapecó é uma universidade ótima. Então, tenho que agradecer a Uno, a reitoria, coordenação, direção de área e a todos os professores que hoje são muito mais do que isso, são nossos colegas de trabalho, nossos amigos".

Por isso, a turma irá homenagear o residente Allan Douglas dos Santos, a funcionária Mayra Zancanaro e diversos professores que marcaram a trajetória dos acadêmicos. São eles: professor Rogério de Souza Barcala, como paraninfo; professor Cristiano Devenci Vendrame, como patrono; professora Liz Girardi Müller, como amiga da turma; professor Marcos André Sonagli, cujo nome distingue a turma; professor Cristiano Diefenbach da Silva, homenageado da Clínica Médica; professora Lhia Ines Magro Betu, da Cirurgia; professor Samir Lopes da Silva, da Ginecologia e Obstetrícia; professora Delci Inês Zortéa Zanusso, da Pediatria;  professor André Luiz Bortoluzzi, da Saúde Pública; e professor Alcione Aníbal Mecca, das Ciências Básicas.

Além dos homenageados, a mesa de honra será composta pela vice-reitora e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, que representará a Unochapecó, pela diretora da Área de Ciências da Saúde, professora Lucia Chaise Borjes, e pela coordenadora do curso, professora Arlete Ferrari Rech Medeiros.

Os formandos que irão colar grau são: Ana Paula Romanzini, Andressa Patrícia Gaiardo, Bruna Ballielo Barcala, Fabiana Romancini, Fernanda Canello Modesti, Flávia Pereira Wiliczinski, Joana Perusso, Júlia Pereira Barriquello, Kérellyn Follador, Larissa Cristiane Lazarini, Larissa Heberle, Laura Helena Miosso, Laura Vargas Melo dos Anjos, Mariana Farias Côrtes, Sabrina Maria Lemes da Silva e Suélen Karine Galli Paliga.

Também irão participar de forma simbólica da cerimônia: Ângela Brustolin, Cinthia Thomas, Daniel Cortina Tomazelli, Daniel Novaes Verde dos Santos, Filipe Steimbach Cavalli, Francisco Madalozzo, Gustavo Jose Feil dos Santos, Jeronimo Tocchetto Seben, Kimberly Masiero Cola, Lucas Giacchini Antonietti, Matheus Vinícios da Rosa, Maykel Dassi, Nara Regina Mezzomo, Priscila Oliveira, Rafael Victor Mierzwa, Renan Baseggio Ubialli, Rivair Pelin Damaceno, Rodrigo Roberto Sehnem, Vitor Hugo Trennepohl Filho, Willian Di Domenico e Wilson Jose Constante Junior.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Formatura