Minha Uno
Menu Busca

Prorrogada as inscrições do evento até 03 de maio

Educação

A Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA) da Unochapecó realiza, de 9 a 13 de maio, a XV Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias "Ciência e Inovação: Para viver melhor". A programação dos 15 anos do evento inclui dez semanas acadêmicas simultâneas, envolvendo 14 cursos. As inscrições foram prorrogadas até essa terça-feira dia 03 de maio, através do site da Unochapecó no setor de eventos. Os investimentos para alunos, professores e estagiários é de R$ 40,00 e para o público externo R$100,00.

Conforme o coordenador da Jornada, Marcos Vinícius Perini, a intenção é de aproximar os cursos. ''Queremos mostrar que o conhecimento não está dividido. Hoje os problemas complexos exigem um olhar multidisciplinar. O diálogo com colegas e professores de outros cursos faz com que determinado problema seja visto de um olhar mais amplo. O estudante não deve buscar uma formação só dentro do curso dele", justifica.

Com uma programação diversificada, a Jornada promove a interdisciplinaridade entre professores, universitários e demais participantes. As atividades estão compostas por palestras, minicursos, oficinas, workshops e viagens de estudo.

 Programação

Duas grandes palestras abrem e encerram o evento. "Riscos globais e impactos locais" é o tema da palestra de abertura que ocorre no dia 9 de maio, a partir das 19h, no Clube Industrial, ministrada por Dener Giovanini, fundador da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres e ganhador do prêmio ambiental UNEP Sasakawa das Organizações das Nações Unidas, em 2003. 

No dia 13 de maio, ocorre a palestra de encerramento com Márcio de Andrade Batista, mestre em Engenharia Química e finalista do prêmio The Global Teacher Prizer, considerado o Prêmio Nobel da Educação.

A semana acadêmica dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil promove uma gincana com o tema "acessibilidade". A atividade consiste na produção de vídeos mostrando a forma correta de fazer uma calçada acessível. Caberá aos alunos, fazer a produção externa, edição e divulgação do material. O melhor vídeo será premiado. Paralelo à gincana, no dia 10 de maio, os estudantes de Arquitetura, participam da palestra "O vidro na Arquitetura", com a engenheira Cristiane Duarte Vieira, consultora técnica da Cebrace. Aos futuros engenheiros civis, serão disponibilizados cursos de Eberick. O cronograma completo dos cursos está disponível no site da Unochapecó, basta clicar aqui.

Entre as atividades da semana acadêmica do Curso de Ciências Biológicas, a palestra "O biólogo e os conselhos de biologia" aborda os trabalhos do profissional biólogo. Ela acontece no dia 10 de maio, com o mestre em Educação Física, Laurindo Dalla Costa. No dia 12 de maio haverá uma mesa redonda sobre "Mosquitos vetores de doenças: da ecologia a epidemia", com três doutores em Biologia. A programação completa do evento você confere aqui.  

Os alunos das Engenharias de Alimentos, Química, Elétrica, Mecânica e de Produção participam de um encontro no dia 10 de maio, envolvendo representantes das indústrias da região, pesquisadores, reitoria e professores da universidade. Essa atividade busca destacar as relações entre a industria e a universidade. Os futuros engenheiros elétricos receberão ainda doutores da UFSC. Entre eles o especialista em painéis solares, Roberto Coelho, que vai trabalhar o tema "Fontes renováveis e dispositivos de armazenamento de energia". A palestra ocorre no dia 13 de maio, a partir das 8h. A programação completa, você confere aqui. 

O curso de Medicina Veterinária está há três anos na Unochapecó e a sua programação, durante a Jornada da ACEA, volta-se para a atuação e as responsabilidades da veterinária. Durante o evento é destaque a visita técnica na Embrapa Suínos e Aves e a palestra "Biossegurança e Salmonela na criação de suínos", que acontece, paralela à visita, no dia 12 de maio, nos períodos matutino e vespertino. A Agronomia, em sua programação, realiza diversas atividades práticas, em especial a palestra "Manejo de erva mate para altos rendimentos", prevista para as 13h do dia 10 de maio. A programação completa está disponível aqui.

"O admirável mundo novo: paradigmas para o futuro das engenharias" é o tema da palestra que envolve as Engenharias Mecânica e de Produção, com o doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, Adilson Oliveira da Silva, no dia 12 de maio, a partir das 19h. A programação acadêmica integrada das Engenharias, você acessa aqui.

A semana acadêmica dos cursos de Sistemas da Informação e Ciências da Computação, entre outras atividades, conta com duas palestras: "Segurança em Redes de Computadores", ministrada por vídeo conferência, por José Alexandre Campoe no dia 10 de maio; "CSI - A Perícia Forense na Resolução de Crimes", proferida pelo especialista em Direito Digital, Fernando de Pinho Barreira, no dia 11 de maio. A programação do evento está aqui. 

Inúmeras atividades práticas compõem a semana acadêmica integrada dos cursos de Engenharia Química e de Alimentos. No dia 10 de maio, a partir das 8h, ocorre uma visita técnica ao setor de empanados da BRF. Durante os três dias do evento, minicursos integram os alunos, entre eles: "Análise sensorial de cervejas e de cafés; Panificação com análise de pães e farinhas; Cosméticos; e Vinhos". A programação detalhada, você acompanha aqui.  

Propiciar um espaço de debates e discussões relacionadas ao ensino da Matemática, pautada pela troca de experiências entre professores e estudante são alguns dos objetivos da semana acadêmica do curso de Matemática. Entre as atividades, diversos minicursos com temas variados, estão programados, dentre os quais:  "O jogo de Xadrez e o ensino da Matemática", no dia 10 de maio, a partir das 19h, com o professor e enxadrista Derlei Alex Florianovitz, e "Por que usar modelagem matemática na aula de Matemática?", a ser ministrado pela doutora em Ensino de Ciência e Educação Matemática, Michele Regiane Dias Veronez, no dia 12 de maio, também a partir das 19h. A programação completa está aqui.

O curso de Física apresenta como destaque em sua semana acadêmica, a  palestra “Nanotecnologias”, com o egresso do curso, doutor em Física, Fabrício Luiz Faita. A palestra acontece no dia 14 de maio, a partir das 13h30. O cronograma completo pode ser acessado aqui.

COMPARTILHE
TAGS
UnochapecÓ
ProgramaÇÃo jornada da acea
Jornada de estudos ambientais
Jornada da acea
Jornada
eventos
Engenharias
Acea

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image