Unochapecó renova convênio de parceria com a Universidad Nacional de Misiones

Geral

Interculturalidade do conhecimento. Este foi o propósito da visita do bioquímico e professor da Universidad Nacional de Missiones (Unam) Enrique Jorge Deschutter à Unochapecó. O professor – que com outros quatro docentes da Unam participou do III Seminário de Zoonoses – aproveitou a oportunidade para renovar a assinatura do convênio firmado com a Unochapecó e a Unam. Desta forma, reforçar o elo que já dura 17 anos entre as instituições. Com isso, será possível estimular intercâmbios de estudantes de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu) nas duas universidades.

As universidades possuem envolvimento educacional desde 1997 e em 2003 foi assinado um convênio de parceria com o propósito de desenvolver estudos, especialmente, na área de saúde. A partir de agora, com a renovação, o leque será ampliado e todas as áreas serão contempladas. Segundo Jorge, as diferentes experiências, conquistadas por ambas instituições, possibilitam o crescimento das universidades, visto que a troca de informações contribui para o desenvolvimento.

convenio uno e unam

Para a professora do Mestrado em Ciências da Saúde Maria Assunta Busato, essa união confere várias possibilidades como a qualificação na pesquisa e vivência dos professores ou estudantes da Unochapecó e, também, da Unam. “É uma macroparceria que favorece, pois, o intercâmbio de atividades, pesquisas, ensino e extensão que beneficiam as universidades ao passo que ambas incorporam, se apropriam e geram conhecimento, seja em conjunto ou individualmente”.

Das salas à comunidade

Tanto o reitor da Unochapecó, professor Odilon Poli, como Jorge concordam que outra parte envolvida é tão favorecida quantos as universidades, eles se referem à comunidade. Conforme analisa o professor da Unam, o crescimento da universidade implica, também, numa expansão territorial, de chegar com unidades acadêmicas às áreas da fronteira – no caso da Argentina. Assim, estimula à atuação conjunta com as universidades do Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, em relação aos docentes, pesquisas e ofertas acadêmicas.

Para Odilon, existem necessidades similares entre as instituições, bem como potencialidades em cada universidade que podem colaborar com o desenvolvimento das demais. “Unir forças e potencializar mutuamente as ações institucionais é fundamental para o crescimento do conjunto das instituições, particularmente no que se refere à pesquisa e à pós-graduação stricto sensu. A parceria, de quase duas décadas, é um diferencial e um grande mérito da Unochapecó. Esse fato só reforça o potencial para o crescimento das universidades e progresso das regiões em que se situam”.

Unochapecó
Universidad misiones