Minha Uno
Menu Busca

Obra desenvolvida pelo Ceom/Unochapecó e Diocese de Chapecó será lançada nesta quarta-feira, 23 de julho

Geral

A equipe do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó desenvolveu, juntamente com a Diocese de Chapecó, a obra “Sermões do Bispo Dom José Gomes”. A publicação, produzida desde 2012, apresenta os sermões escritos pelo Bispo Dom José Gomes entre os anos de 1975 a 1992. O lançamento oficial do livro será realizado nesta quarta-feira, 23 de julho, às 20h no Centro de Formação da Diocese de Chapecó.

O livro compõe o volume número 7 da "Série Documento" do Ceom que objetiva publicar obras de referência para a história local e regional. Conforme a coordenadora do Ceom, Mirian Carbonera, “o objetivo de tornar público os sermões em primeira instância é de não esquecer as ideias e ações de Dom José, para tornar a Igreja menos hierarquizada em relação às tradições seculares e mais aberta para as causas populares”. A obra também se constitui em uma fonte de pesquisa, pois por meio da leitura dos sermões se pode analisar muitos aspectos importantes da história recente do Oeste catarinense. O livro foi publicado em maio deste ano com apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

José Gomes (1921-2002) nasceu em Erechim/RS e veio para Chapecó em 1968. Nesta Diocese liderou uma série de mudanças que marcaram profundamente a história do Oeste catarinense. Paulo Fernando Diel, que escreve o prefácio da obra, comenta que “Dom José foi um homem obediente à sua missão, nem por isso contrário e desobediente à Igreja, mas soube articular a renovação da Igreja com um profundo compromisso popular”.

COMPARTILHE
TAGS
Livro
lançamento
Dom josé gomes
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image