Mais de 200 pessoas participaram do evento na Unochapecó

Geral

A quarta edição do Seminário de Zoonoses e a terceira oficina de capacitação sobre animais peçonhentos e plantas tóxicas, aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro na Unochapecó. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área da saúde. O objetivo foi capacitar e sensibilizar os participantes sobre a importância dos cuidados com esses animais e plantas tóxicas.

O evento foi organizado pelos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Nutrição e Farmácia, com apoio do Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde/Ambiental de Chapecó. Para a coordenadora do Seminário de Zoonoses,  professora Sandra Mara Sabedot Bordin, a avaliação do evento foi positiva. "Isso reflete a qualidade das atividades, palestras e oficinas, e a efetiva a participação do público diante de temáticas atrativas, atuais e que instigaram o conhecimento", destaca Sandra. jjj

Os participantes receberam orientações importantes de como trabalhar no controle de acidentes com animais peçonhentos e plantas tóxicas. Dicas valiosas que vão tornar esses estudantes multiplicadores em suas respectivas áreas de atuação, visando a prevenção dos agravos à saúde. O evento contou com a participação de profissionais conceituados na área, como o biólogo Marcelo Ribeiro Duarte do Instituto Butantan e o Médico Francisco Oscar França da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo, que abordaram a temática animais peçonhentos, e os professores Alejandro Martinez, Gustavo Alfredo Silva e Rosa Del Carmen Piragine, da Universidad Nacional de Misiones, na Argentina, que trabalharam temáticas como Leishmaniose, dengue e plantas tóxicas. "O seminário superou nossas expectativas", disse a professora Sandra.

Zoonoses
Tóxicas