Minha Uno
Menu Busca

O curso busca suprir uma demanda e fomentar estudos e pesquisas na área

Geral

O curso de Medicina Veterinária, lançado nessa quinta-feira (11), durante a 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite (MercoAgro), é o primeiro a ser criado e ofertado em Chapecó. A abordagem dessa graduação será em três eixos: Saúde Pública e Desenvolvimento, Produção Animal e Clínica Veterinária. Dentre os nicho de mercado, o profissional será apto a trabalhar desde a clínica veterinária e saúde pública, até a gestão agropecuária e controle de zoonoses.

De acordo o professor coordenador do curso de Medicina Veterinária, Luis Henrique Rangrab, Chapecó tem um papel regional muito importante e por esse motivo, oferecer o curso viabiliza estudos e pesquisas na área, assim como, políticas públicas para desenvolver situações relacionadas à saúde pública e zoonoses. “A profissão de médico veterinário tem uma demanda muito forte, haja visto que os principais produtos de exportação do Brasil estão ligados ao agronegócio. Atualmente, existem exigências, principalmente, voltadas ao bem-estar animal às formas de abate, entre outros aspectos. O veterinário assume o papel de completar as demandas em vários nichos como a inspeção, área clínica, produção, ou seja, possuo grande facilidade de inserir-se tanto na região como no país e exterior”, pontua Rangrab.

curso med vet

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Chapecó, Valdir Crestani, o município gera cerca de R$ 400 milhões no setor primário e a proteína representa 92% desse movimento econômico. “Fazemos parte de uma região que produz proteína oriunda de animais e o curso de veterinária vem justamente para completar os demais cursos já oferecidos aqui ligadas às ciências agrárias e o curso de Medicina Veterinária era muito esperado”, argumenta o secretário. Crestani parabeniza a Unochapecó pelo fato de destacar-se ao trazer o curso, por demonstrar iniciativa assim como fez com o curso de Medicina. “Estamos muito contentes em razão da universidade disponibilizar aos estudantes, não só de Chapecó, mas da região e do Brasil mais um curso que vem para impulsionar o desenvolvimento do município”.

Para a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, Maria Aparecida Lucca Caovilla, o curso de Medicina Veterinário vem para suprir uma antiga demanda. Isso em razão, como pontua a vice-reitora, do município situar-se numa região com muitas agroindústrias instaladas. “Esse curso procura qualificar o processo de formação profissional para desenvolver a região que se tornou um polo no âmbito da educação superior”, completa Caovilla.

COMPARTILHE
TAGS
Veterinária
superior
Santa catarina
Oeste
Medicina
Graduação
ensino
Curso
Chapecó

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image